LEÃO XIII (1878 – 1903) = 86
PIO XII (1939 – 1958) = 41
PIO IX (1846 – 1878) = 38
PIO XI (1922 - 1939) = 32
PIO X (1903 – 1914) = 16
BENTO XIV (1740 – 1758) = 13
BENTO XV (1914 – 1922) = 12
JOÃO XXIII (1958 – 1963) = 8
PAULO VI (1963 – 1978) = 7
JOÃO PAULO II (1978 – 2005) = 14
BENTO XVI (2005 - 2013) = 8
Papa Leão XIII
RERUM NOVARUM - “Das coisas novas”: Sobre a Situação dos Trabalhadores. Promulgada em 1891 pelo papa Leão XIII. Crítica severa do papa as condições “desumanas” do trabalho da classe operária. Define os direitos e as responsabilidades do capital e do trabalho; Descreve a justa função do governo; Defende os direitos dos trabalhadores à organização de associações para tentarem conseguir salários justos e, condições de trabalhos justas.
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Papa PIO XI
QUADRAGESIMO ANNO – “No quadragésimo ano”: Sobre a Reconstrução da Ordem Social. Promulgada em 1931 pelo papa Pio XI.
Denuncia os efeitos da cobiça e da concentração do poder econômico sobre os trabalhadores e sobre a sociedade;
Clama pela justa distribuição da riqueza segundo as exigências do bem comum e da justiça social;
Defende o direito a propriedade e alarga a oportunidade de acesso à mesma;
Declara a finalidade social da propriedade e o seu papel na promoção da harmonia entre as classes sociais.
Papa Pio XII
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Papa João XXIII
MATER ET MAGISTRA – “A Mãe e Mestra”: Sobre o Cristianismo e o Progresso Social. Promulgada em 1961 pelo papa João XXIII.
Lamenta a crescente distância entre as nações pobres e as nações ricas, a corrida aos armamentos e os apuros dos agricultores;
Defende a participação dos trabalhadores na posse, gestão e lucros das empresas;
Promove o auxílio aos países menos desenvolvidos, isento de intenções dominadoras;
Torna a doutrina social da Igreja parte integrante da vida cristã: convoca os cristãos a trabalharem por um mundo mais justo.
PACEM IN TERRIS – “Paz na Terra”: Sobre os Direitos Humanos. Promulgada em 1963 pelo papa João XXIII. Escrita em plena Guerra Fria. Nela, o Papa pediu paz entre as nações e condenou a corrida armamentista. “É impossível pensar que na era atômica a guerra possa ser utilizada como instrumento de justiça”, sustentou João XXIII.
Define o âmbito completo dos direitos humanos enquanto fundamentos da paz;
Incita ao desarmamento;
Reconhece que todas as nações têm igual dignidade e igual direito ao seu próprio desenvolvimento;
Promove a revisão da distribuição de recursos e o controle das políticas das empresas multinacionais;
Propõe um conceito de sociedade baseada na subsidiariedade;
Indica a ONU como autoridade pública mundial encarregada da promoção do bem comum mundial;
Integra fé e ação.
GAUDIUM ET SPES – “Alegria e Esperança”: A Igreja no Mundo Atual. Promulgada em 1965 pelo Concílio Vaticano II.
Deplora a pobreza mundial e a ameaça de guerra nuclear crescentes;
Fundamenta as decisões políticas e econômicas na dignidade humana;
Cria uma perspectiva de paz como ordenamento da sociedade e com base na justiça;
Estabelece o conceito de uma comunidade internacional baseada na subsidiariedade;
Estabelece organizações para fomentar e harmonizar o comércio internacional;
Declara a responsabilidade dos cristãos na construção de um mundo mais justo e mais pacífico.
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Papa Paulo VI
POPULORUM PROGRESSIO – “O Progresso dos Povos”: Sobre o desenvolvimento dos povos. Promulgada em 1967 pelo papa Paulo VI. Encíclica memorável, na qual a igreja reconhecia que apenas com o desenvolvimento social seria possível alcançar a paz entre os povos.
Afirma os direitos das nações pobres ao desenvolvimento humano pleno;
Denuncia as estruturas econômicas que promovem a desigualdade;
Reconhece que o desenvolvimento autêntico não fica limitado ao crescimento econômico; Ensina que os recursos devem ser partilhados mediante subsídios, assistência técnica, relações comerciais justas – e propõe a constituição de um Fundo Mundial que encaminhe os capitais agora gastos em armamentos, para os pobres;
Ensina que a propriedade privada não é direito absoluto de ninguém;
Indica obrigações recíprocas para as multinacionais: estas empresas deveriam ser pioneiras da justiça social;
Incita ao bom acolhimento dos jovens e dos trabalhadores emigrantes de nações pobres.
OCTOGEGIMA ADVENIENS – “Chegando a octogésima”: Uma convocação à Ação. Promulgada em 1971 pelo papa Paulo VI.
Incita à ação política em prol da justiça econômica;
Pede uma análise objetiva da situação da sociedade de cada um para individuar medidas em prol da justiça;
Pede uma análise objetiva da situação da sociedade de cada um para individuar medidas em prol da justiça;
Pede uma resposta aos cristãos individualmente, e às Igrejas locais em geral, para situações de injustiça;
Solicita ação política orientada para a mudança.
A JUSTIÇA NO MUNDO – Promulgada em 1971 pelo Sínodo dos Bispos.
Apóia a adesão à Declaração dos Direitos Humanos da ONU;
Defende o direito ao desenvolvimento que inclua, tanto o crescimento econômico como a participação econômica e política do povo;
Pede comedimento na corrida aos armamentos e ao comércio;
Reconhece pecado individual e pecado social;
Exige que as práticas e modo de vida da Igreja encarnem um modelo de justiça que a torne credível na pregação da justiça;
Determina que a ação em prol da justiça é elemento constitutivo de se ser cristão.
EVANGELII NUNTIANDI – “O Evangelho a Anunciar”: A Evangelização no Mundo Atual. Promulgada em 1975 pelo papa Paulo VI.
Que se proclame o Evangelho como libertação da opressão, se assistam as pessoas nessa libertação, se dê testemunho dela e se garanta a sua realização;
Que se perspective a justiça social como parte integrante da fé; e que se passe da doutrina social à sua atuação;
Que se faça a integração da transformação pessoal e da transformação da sociedade.
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Papa João Paulo II
REDENTOR HOMINIS – “O Redentor da Humanidade”.
Que os direitos humanos sejam adotados como princípios básicos de todos os programas, sistemas e regimes;
Que os investimentos em armamentos se transformem em investimentos em alimentação ao serviço da vida;
Que se evite a exploração da terra;
Que todos trabalhem em conjunto na transformação das estruturas econômicas.
LABOREM EXERCENS – “Sobre o Trabalho Humano”.
Promulgada em 1981 pelo papa João Paulo II. Nesta encíclica o papa lembra a dignidade e os direitos dos trabalhadores por ocasião do 90º aniversário da “Rerum Novarum”.
SOLLICITUDO REI SOCIALIS – “A Solicitude Social da Igreja”.
Promulgada em 1987 pelo papa João Paulo II.
Que se divulgue a doutrina da Igreja, especialmente a opção pelos pobres;
Que se crie a vontade política de instituir mecanismos justos para o bem comum da humanidade;
Que se dediquem os recursos para armas ao alívio da miséria humana;
Que se reconheça a injustiça de alguns poucos terem tanto e de tantos não terem quase nada;
Que o desenvolvimento seja planificado no respeito pela natureza;
Que se convoquem as pessoas para a conversão à solidariedade – à luz da interdependência;
Que se identifiquem as estruturas que impedem o desenvolvimento pleno dos povos;
Que se reformem tanto o comércio internacional como os sistemas financeiros;
Que se denunciem as estruturas pecaminosas.
CENTESIMUS ANNUS – “O Ano Centenário”.
Promulgada em 1991 pelo papa João Paulo II.
Trata de problemas das economias, dívidas de países, desarmamento, desperdício de alimentos, empregos. lucros exagerados e poderio de países.
TERTIO MILLENIO ADVENIENTE – “O Ano Jubilar 2000”.
Promulgada em 1994 pelo papa João Paulo II.
O compromisso com
- a justiça e a paz
- a redução substancial ou cancelamento total da divida internacional
- a reflexão sobre as dificuldades de diálogo entre as várias culturas; e sobre os problemas relacionados com os direitos das mulheres.
EVANGELIUM VITAE – “O Evangelho da Vida”
Promulgada em 1995 pelo papa João Paulo II.
Reconhecimento da valor sagrado da vida humana do princípio ao fim.
Aponta como forças negativas:
a violência contra a vida de milhões de seres humanos, especialmente crianças, que são forçados a viver na pobreza, na desnutrição e na fome devido à distribuição injusta dos recursos;
as guerras e o comércio de armas;
a destruição ecológica;
a difusão criminosa das drogas;
a promoção de certos tipos de atividade sexual que, além de ser moralmente inaceitável, também cria enormes riscos par a vida;
o aborto provocado, designado por “uma estrutura pecaminosa”;
o infanticídio de bebês nascidos com graves incapacidades ou doenças;
a eutanásia e sua legalização;
o controle da natalidade usado como meio de controle do aumento da população das nações mais pobres;
o suicídio assistido.
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Papa Bento XVI
DEUS CARITAS EST – “Deus é Amor”, trata fundamentalmente do amor divino para com o ser humano. O nome da encíclica recorda a passagem bíblica "Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele". (1Jo, 4,16). Promulgada em 25/12/2005.
SPE SALVI FACTI SUMUS – “É na Esperança que Somos Salvos”. Trata de matéria doutrinária em variados campos: fé, costumes, culto, doutrina social, etc. Promulgada em 30/11/2007.
AMOR NA VERDADE - É uma encíclica que versa sobre vários temas econômicos, numa altura em que o mundo globalizado era devastado po uma profunda crise econômica e financeira.
Papa Francisco
ENCÍCLICAS
LUMEN FIDEI: O texto procura apresentar a fé como a luz que dissipa as trevas e ilumina a maneira como o ser humano é. A encíclica é dividida em quatro capítulos, aos quais se acrescenta uma introdução e uma conclusão.
LAUDATO SI - A encíclica versa sobre o cuidado da casa comum: o planeta. O Papa apela para a responsabilidade de cuidar do planeta com base no dever que Deus deu ao ser humano na criação: cultivar e proteger o jardim, alertou o Papa.
"Laudato si , mi Signore - Louvado sejas, meu Senhor", cantava São Francisco de Assis. Neste gracioso cântico, recordava-nos que a nossa casa comum se pode comparar ora a uma irmã, com quem partilhamos a existência, ora a uma boa mãe, que nos acolhe nos seus braços (cf. n. 1).
Assim o Papa Francisco inicia a Carta Encíclica Laudato Si, convidando toda a família humana a buscar um desenvolvimento sustentável e integral e a colaborar na construção da nossa casa comum.
O Papa Francisco lança um convite urgente a renovar o diálogo sobre a maneira como estamos construindo o futuro do planeta, considera todo o esforço feito por muitos movimentos ecológicos que já percorreram um rico caminho. Mas reflete que ainda há indiferença, acomodação e falta de solidariedade universal no esforço para com o cuidado da criação.
EXORTAÇÕES APOSTÓLICAS
Evangelii Gaudium, sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual.
Amoris Leticia, sobre a alegia do amor na família.
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