1º DOMNGO DO ADVENTO

Marcos 13,33 – 37

Ficai de sobreaviso, vigiai; porque não sabeis quando será o tempo. Será como um homem que, partindo de uma viagem, deixa a sua casa e delega sua autoridade aos seus servos, indicando o trabalho de cada um, e manda ao porteiro que vigie. Vigiai, pois, visto que não sabeis quando o senhor da casa voltará, se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, para que vindo de repente, não vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: vigiai!

Comentário

Já é hora de acordar! Eis o apelo de Jesus no Evangelho que inaugura este tempo do Advento. Uma nova aurora surge no horizonte da humanidade, trazendo a esperança de um novo tempo de um mundo renovado pela força do Evangelho. Neste tempo de graça, somos convocados a sair do torpor de uma prática religiosa inócua, a acordar do sono dos nossos projetos pessoais vazios e egoístas. Despertos e vigilantes, somos convidados a abraçar o projeto de Deus que vem ao nosso encontro, na espera fecunda do Tempo do Advento, temos a chance de reanimarmos em nós e os compromissos assumidos em favor da construção do Reino, reavivando as forças adormecidas, para a construção de uma humanidade nova, livre das trevas do sofrimento, da marginalização e da morte.

Frei Sandro Roberto da Costa, OFM - Petrópolis/RJ

2º DOMINGO DO ADVENTO

Marcos 1,1 – 8

Conforme está escrito no Profeta Isaias: Eis que envio meu anjo diante de ti: Ele preparará teu caminho. Uma voz clama no deserto: Traçai o caminho do Senhor, aplainai suas veredas (Mt 3,1); Is 40,3). João Batista apareceu no deserto e pregava um batismo de conversão para a remissão dos pecados. E saiam para ir ter com ele toda a Judéia, toda Jerusalém, confessando os seus pecados. João andava vestido de pelo de carneiro e trazia um cinto de couro em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel Sivestre. Ele pôs-se a proclamar: “depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-lhe a correia do calçado. Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo”.

Comentário

“Preparai o caminho do Senhor, aplainai as suas veredas”. Clamando pelo deserto, João Batista nos indica que procurar viver conforme a Boa-Nova que Jesus nos trouxe não se trata, simplesmente, de viver dentro de um sistema religioso com certas práticas que nos identificam com tais. Talvez ele queira nos indicar que a fé, antes de tudo é um percurso, uma caminhada, onde podemos encontrar momentos fáceis e difíceis, dúvidas e interrogações, avanços e retrocessos, entusiasmo e disposição, mas também cansaço e fadiga. No entanto, o mais importante é que nunca deixemos de caminhar, pois o caminho se faz caminhando. Boa caminhada de Advento e preparação!

Frei Diego Atalino de Melo

domingo, 27 de outubro de 2019

7; CARTA A ALEXANDRE DUFIEUX DE 05/06/1843



Dá notícias de saúde de sua esposa. Anunciou o envio de seu artigo no boletim do Círculo Católico para que ele sirva como sua defesa na presença de um ataque do Universo. Ele luta contra o ensino de Michelet e Quinet fazendo à suas irmãs o pedido de desculpas da civilização cristã.




A ALEXANDRE DUFIEUX


Paris, 5 de junho de 1843



Meu querido amigo,

Quando eu recebi há dois meses, sua amável carta eu tive o prazer de sentir e renovar as relações que são tão queridas para mim. Mas eu não respondi de imediato; O senhor Didier Petit veio falar comigo sobre o assunto que lhe preocupa, e alguns dias depois ele me avisou que as negociações estão quebradas, não havia necessidade de olhar para um escritor.

Desde então, uma prova cruel preenchia todos os meus momentos e os meus pensamentos. A Sra. Ozanam teve a infelicidade de uma recaída inesperada ainda causando grande preocupação para mim. Este acidente doloroso só tinha uma gravidez de consolação que datava de algumas semanas, para que não haja perda de uma alma de lamentar. Era  7 de abril, a partir desse dia, as crises da doença, os comprimentos de convalescença, retornos do mal, tristemente me preocupavam que os deveres rigorosos de meu estado e todo o meu tempo teve de ser utilizado para os pobres, doentes, e que eu tinha que desistir de todos os meus laços de amizade. Mas, mais do que nunca, eu precisava ser apoiado pela memória e as orações dos meus amigos. Muitas vezes, orando a Deus, dando-lhe as minhas necessidades, eu pensei em você e eu estava esperando que você estivesse fazendo o mesmo, há uma reunião onde as almas cristãs são a certeza de conhecer e conviver.

No entanto, eu escolhi um tempo muito curto de lazer, e acompanho algumas linhas de envio do Boletim do Círculo Católico, onde irá encontrar o discurso de seu amigo em funções literárias de cristãos, e o discurso que o arcebispo respondeu. Ao mesmo tempo em que eu enderecei a Dugas, Chaurand, Artaud, os Senhores Sandler, Terrt, Desgeorges de Jesse, Meynis, etc., para ser minha justificativa contra um ataque violento do Universo. Refiro-me a um artigo publicado no dia da Ascensão, intitulado de moderação e zelo, fui nomeado como um desertor da luta católica. Foi a resposta de que o jornal do meu discurso em que nenhuma expressão estava falando com ele. Ele me fez um pedido de desculpas; mas eu temia que meus amigos em Lyon ficassem inquietos sobre mim e porque eu lhe moveria as peças do caso, pedindo-lhe a circular entre seus conhecidos. Eu escrevi longamente para Meynis, dando todos os detalhes relevantes: que você pode se comunicar. Você verá uma instituição Círculo Católico você deve ter ouvido falar e que traz um monte de pessoas respeitáveis que me contratou para falar em uma sessão solene presidida pelo Bispo. Ao aceitar esta honra eu estava me concertando com os diretores do Círculo sobre o tema do meu discurso. Além disso, consultado de antemão, insistiram fortemente que eu o tratasse destas questões, parecia contente de ter de explicar ao público. A opinião da maioria do clero de Paris desaprova as explosões e a violência e que não há panfletos e jornais comprometendo a causa da Igreja. Então, tudo o que se juntou a reunião com as minhas palavras e aquelas que o bispo se dignou a adicionar consolou firmemente os espíritos. Alguns dias depois, um discurso do Sr. De Carne na mesma direção na Câmara dos Deputados obteve o reenvio de petições ao ministro. Ideias graves e discussões sérias vão acabar bem, obrigado Deus, por prevalecer sobre a controvérsia de insultos e raiva quando os ímpios estão se saindo melhor do que nós.

Não pense, contudo que o seu amigo nas circunstâncias difíceis em que estamos não tenha tido palavras duras para os defensores imprudentes da verdade. Eu faço os meus esforços, que são pequenos, sem dúvidas, a apoiar, juntamente com M. Lenormand, Mr. Couer e outros, uma luta vigorosa contra o ensino dos professores do Colégio da França. Enquanto Michelet e Quinet atacam o catolicismo, mesmo que o jesuitismo tentei defender em três aulas consecutivas de papado, monges e obediência monástica. Eu fiz isso na frente de uma numerosa plateia composta pelo mesmo público que o dia carimbou outros lugares. No entanto, eu não tive nenhum tumulto e, dando continuidade à história literária da Itália, que assim dizer, é uma das maravilhas da Igreja.

Assiste-me apenas de suas orações, me mantenha este Espírito de força e inteligência que o cristianismo, inteiramente agregado nas solenidades de Pentecostes, demanda agora. Espero que, pela graça de Deus eu nunca perca a sua salvação, mandato fraternal que meus amigos católicos me deram quando eles me contrataram para esta cadeira, foi oferecido a mim para a defesa dos interesses sempre inseparável da Religião e boa ciência.

Por favor, apresente os meus cumprimentos ao Sr. Sandler e Mr. Dugas. Receba a homenagem de Mrs. Dufieux a meu respeito, lembrem-se antes do bom Deus de nossas necessidades e provas. Eu aprendi com grande consolação, situação satisfatória onde você esteja. Faço votos para a sua saúde, ela é querida por tantas pessoas, que esteja bem e que se conserve.

Adeus novamente.

Seu amigo,

A. F. Ozanam

Nenhum comentário:

Postar um comentário