1º DOMNGO DO ADVENTO

Marcos 13,33 – 37

Ficai de sobreaviso, vigiai; porque não sabeis quando será o tempo. Será como um homem que, partindo de uma viagem, deixa a sua casa e delega sua autoridade aos seus servos, indicando o trabalho de cada um, e manda ao porteiro que vigie. Vigiai, pois, visto que não sabeis quando o senhor da casa voltará, se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, para que vindo de repente, não vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: vigiai!

Comentário

Já é hora de acordar! Eis o apelo de Jesus no Evangelho que inaugura este tempo do Advento. Uma nova aurora surge no horizonte da humanidade, trazendo a esperança de um novo tempo de um mundo renovado pela força do Evangelho. Neste tempo de graça, somos convocados a sair do torpor de uma prática religiosa inócua, a acordar do sono dos nossos projetos pessoais vazios e egoístas. Despertos e vigilantes, somos convidados a abraçar o projeto de Deus que vem ao nosso encontro, na espera fecunda do Tempo do Advento, temos a chance de reanimarmos em nós e os compromissos assumidos em favor da construção do Reino, reavivando as forças adormecidas, para a construção de uma humanidade nova, livre das trevas do sofrimento, da marginalização e da morte.

Frei Sandro Roberto da Costa, OFM - Petrópolis/RJ

2º DOMINGO DO ADVENTO

Marcos 1,1 – 8

Conforme está escrito no Profeta Isaias: Eis que envio meu anjo diante de ti: Ele preparará teu caminho. Uma voz clama no deserto: Traçai o caminho do Senhor, aplainai suas veredas (Mt 3,1); Is 40,3). João Batista apareceu no deserto e pregava um batismo de conversão para a remissão dos pecados. E saiam para ir ter com ele toda a Judéia, toda Jerusalém, confessando os seus pecados. João andava vestido de pelo de carneiro e trazia um cinto de couro em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel Sivestre. Ele pôs-se a proclamar: “depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-lhe a correia do calçado. Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo”.

Comentário

“Preparai o caminho do Senhor, aplainai as suas veredas”. Clamando pelo deserto, João Batista nos indica que procurar viver conforme a Boa-Nova que Jesus nos trouxe não se trata, simplesmente, de viver dentro de um sistema religioso com certas práticas que nos identificam com tais. Talvez ele queira nos indicar que a fé, antes de tudo é um percurso, uma caminhada, onde podemos encontrar momentos fáceis e difíceis, dúvidas e interrogações, avanços e retrocessos, entusiasmo e disposição, mas também cansaço e fadiga. No entanto, o mais importante é que nunca deixemos de caminhar, pois o caminho se faz caminhando. Boa caminhada de Advento e preparação!

Frei Diego Atalino de Melo

sábado, 25 de fevereiro de 2017

2. NOSSA SENHORA DE LORETO




NOSSA SENHORA DO LORETO



A cidade de Nazaré, onde nasceu a Virgem Maria e onde Jesus passou sua infância, hoje é a capital e maior cidade do distrito Norte de Israel.

A casa onde viveu a Sagrada Família era pequena e feita de pedras, do jeito que os nazarenos construíam. É o local onde a Virgem recebeu do Arcanjo São Gabriel a anunciação do Verbo Encarnado, onde Jesus nasceu concebido do Espírito Santo, e onde José ensinou a Jesus o ofício da carpintaria. Ali Eles viviam felizes e Jesus “crescia em estatura, em graça e em sabedoria diante do Senhor”. Nesta Casa Santa temos um centro de piedade precioso, instituído em benefício   do gênero humano.

Este modesto lar foi a capela na qual os apóstolos e discípulos de Jesus meditaram sobre os divinos mistérios, após a Assunção de Maria ao céu, e por isso, quando ocupada pelos turcos, a Terra Santa ficou privada da casa de Nazaré, que desapareceu misteriosamente.

Para se entender bem os fatos acontecidos, relata-se que, devido a invasão dos mulçumanos turcos na Terra Santa que, por onde passavam saqueavam e destruíam principalmente as igrejas católicas e os lugares santos, o Senhor ordenou a seus anjos que transportassem pelos ares a casa de Nazaré, para a cidade de Tersatz, na Dalmácia, em 10 de maio de 1291.

Três anos e sete meses mais tarde, no dia 10 de dezembro de 1294, ainda de forma misteriosa (ou milagrosa) anjos levaram-na para uma colina, coberta de louros e por isso chamada Loreto, em Marco de Ancona, na Itália. O fato extraordinário é um fenômeno que permanece sem explicação cientifica e que demonstra o valor que o próprio Senhor dá a esta casa.

Outro fato registrado foi o testemunho de pastores viram no ar um grande clarão, acompanharam e admirados, assistiram a casa capela descer. Na ocasião, o sacerdote local que estava muito doente, ficou curado instantaneamente e passou a proclamar a visita da Virgem Maria ao local. Ele relata que teve uma visão de Nossa Senhora na qual ela afirmou: “Aquela é a casa onde Jesus foi concebido pelo Espírito Santo e onde a Sagrada Família morou em Nazaré”.

O povo começou a fazer peregrinações até à casa e graças começaram a acontecer. O governador local ficou impressionado com o fato, mas quis confirmar a versão do padre. Por isso, enviou quatro especialistas à Terra Santa para tirarem a prova de que aquela era a casa verdadeira. Os especialistas encontraram em Nazaré somente os alicerces da casa e os nazarenos espantados com o desaparecimento da mesma. E, para espanto de todos, os alicerces tinham as medidas e o tamanho idênticos aos da casa que aparecera em Tersatz. Estes alicerces estão até hoje em Nazaré, na Basílica da Anunciação, onde recebem a visita de peregrinos de todo o mundo. E a casa que estava em Tersatz não apresentava sinais de ter sido demolida e reconstruída. Ao contrário, ela estava intacta como era conhecida em Nazaré. Então, concluíram que Deus, em sua infinita bondade, ordenou que seus anjos transportassem pelo ar a casa em que Nossa Senhora havia recebido a visita do anjo para anunciar a Salvação do mundo. Esse foi o primeiro milagre. A casa logo se tornou centro de peregrinações
.

 O Papa Bonifácio XIII determinou as investigações necessárias para provar a autenticidade da Casa, e com resultado positivo e favorecido por milagres numerosos, foi aquele tesouro de graças transformado no santuário que é hoje magnifica basílica.

Buscando a verdade dos fatos, autoridades governamentais, eclesiásticas e técnicas da época, nada constataram de fictício ao analisarem as fundações que permaneceram em Nazaré ou a própria casa em Tersatz, apoiada apenas em suas paredes, desafiando explicações técnicas e científicas.

A pedido da Igreja, vários estudos mais recentes foram feitos, envolvendo especialistas como engenheiros, arquitetos, físicos, historiadores e estudiosos. A comprovação do milagre causa espanto e admiração, tanto aos mais sábios quanto aos mais modestos, pois, quanto mais se estuda, mais se comprova que um grande milagre aconteceu envolvendo esta casa. Estas foram as principais conclusões:

1.   A casa fica diretamente no chão, sem nenhuma base que a sustente, podendo passar uma barra de ferro em baixo dela.

2.   As pedras de que é feita não existem na Itália, somente na Palestina, na região de Nazaré.

3.   Sua porta é de cedro, madeira que não existe na Itália, sendo muito encontrada na Palestina.

4.   O cimento que liga as pedras das paredes é de sulfato de cálcio e pó de carvão, muito usado na Palestina, usado no tempo de Jesus e desconhecido naquela época na Itália.

5.    As medidas da casa são idênticas às da base que ficou em Nazaré.

6.    A casa é pequena, mostrando a simplicidade da Sagrada Família, porem organizada, e com arquitetura simples, como do povo da época de Jesus.

Para propagar a devoção a Casa de Nazaré, fundou-se “a Cruzada Universal da Santa Casa” que recebeu de Leão XIII por breve de julho de 1883, e de Pio X por breve de 21 de julho de 1906, inúmeras indulgências. 

Esta Congregação conta agora, alistados regularmente, mais de seis milhões de pessoas de todas as línguas e condições sociais, e que pode lucrar uma indulgência de cinquenta dias, apenas dizendo Nossa Senhora de Loreto, rogai por nós, e beijando a sua medalha.

Visitando esta Casa bem conservada dentro da bela basílica e que tanto nos fala ao coração, considerando aquelas paredes, entre as quais tantos anos viveu Nosso Senhor, temos todas as tardes a graça de no altar da “Anunciata” receber a benção do Santíssimo Sacramento, com a recitação do Rosário e da ladainha.

Por ocasião destes acontecimentos,
 os fiéis se lembraram de uma profecia de São Francisco de Assis: "Loreto será um dos locais mais sagrados do mundo. Lá será construída uma Basílica em honra a Nossa Senhora de Loreto". De fato, hoje há uma Basílica que foi construída em volta da casa. Esta Basílica é um dos maiores santuários da Europa.

Em Loreto, quando se reza a oração do Ângelus (O anjo do Senhor anunciou a Maria, e ela concebeu do Espírito Santo), se diz: "O anjo do Senhor, Aqui anunciou a Maria, e ela Aqui concebeu do Espírito Santo."  Existe também a Ladainha Lauretana, ou a Ladainha de Loreto.

A festa de Nossa Senhora de Loreto celebra-se no dia 10 de dezembro.

Por iniciativa do Papa Paulo VI, a Igreja atribuiu a Nossa Senhora de Loreto a proteção aos aviadores que, na direção de seus aviões transportam pelos ares pessoas, mercadorias e o progresso. Desde então, a imagem de Nossa Senhora de Loreto se encontra em vários aeroportos do mundo. Eis a oração a Nossa Senhora de Loreto, padroeira dos aviadores:


 ORAÇÃO DOS PILOTOS E AVIADORES


"Ó Maria, Rainha do Céu, gloriosa padroeira da aviação, ergue-se até vós nossa súplica. Somos pilotos e aviadores do mundo inteiro, e, arrojado aos caminhos do espaço, unindo em laços de solidariedade as nações e os continentes, queremos ser instrumentos vigilantes e responsáveis da paz e do progresso para nossas Pátrias. Em vós depositamos nossa confiança. Sabemos a quantos perigos se expõe a nossa vida. Por isso, velai por nós, Mãe piedosa durante os nossos voos. Protegei-nos do árduo dever cotidiano, inspirai-nos os vigorosos pensamentos da virtude e fazei com que nos mantenhamos fiéis aos nossos compromissos de homens e de cristãos. Reacendei em nossos corações o anelo dos bens celestiais, vós que sois a Porta do Céu, e guiai-nos agora e sempre nas asas da fé, da esperança e do amor. Amém."



Casa de Nossa Senhora em Loreto



Oração a Nossa Senhora de Loreto

Ó virgem imaculada, é com viva fé que meditamos nos grandes mistérios que se realizam nesta tua casa de Nazaré, tão pobrezinha, transportada pelos anjos para as colinas de Loreto. Entre estas sagradas paredes, onde Tu foste concebida sem pecado, e adolescente vivestes da oração e do amor, o anjo te saudou chamando-te Cheia de Graça. Tu, respondestes com as milagrosas palavras que abriram o Céu e fizeram descer o Salvador do mundo. Junto a São José, na contemplação da palavra encarnada, na humildade e no trabalho, aqui serviste o Senhor, preparando o teu espírito para o grande sacrifício; com teu filho, terias oferecido no Calvário, a ti mesma, para se transformar em Mãe de todos os homens, remidos pelo sangue de Jesus. Depois de termos vivido em nossas casas na graça de Deus, como Tu o fizeste na sua, longe do pecado, obedientes à lei e a vontade divina, concede-nos ó Maria, que possamos um dia, morar na casa do Senhor, contigo, por toda a eternidade. Nossa Senhora de Loreto, rogai por nós. Amém. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário