1º DOMNGO DO ADVENTO

Marcos 13,33 – 37

Ficai de sobreaviso, vigiai; porque não sabeis quando será o tempo. Será como um homem que, partindo de uma viagem, deixa a sua casa e delega sua autoridade aos seus servos, indicando o trabalho de cada um, e manda ao porteiro que vigie. Vigiai, pois, visto que não sabeis quando o senhor da casa voltará, se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, para que vindo de repente, não vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: vigiai!

Comentário

Já é hora de acordar! Eis o apelo de Jesus no Evangelho que inaugura este tempo do Advento. Uma nova aurora surge no horizonte da humanidade, trazendo a esperança de um novo tempo de um mundo renovado pela força do Evangelho. Neste tempo de graça, somos convocados a sair do torpor de uma prática religiosa inócua, a acordar do sono dos nossos projetos pessoais vazios e egoístas. Despertos e vigilantes, somos convidados a abraçar o projeto de Deus que vem ao nosso encontro, na espera fecunda do Tempo do Advento, temos a chance de reanimarmos em nós e os compromissos assumidos em favor da construção do Reino, reavivando as forças adormecidas, para a construção de uma humanidade nova, livre das trevas do sofrimento, da marginalização e da morte.

Frei Sandro Roberto da Costa, OFM - Petrópolis/RJ

2º DOMINGO DO ADVENTO

Marcos 1,1 – 8

Conforme está escrito no Profeta Isaias: Eis que envio meu anjo diante de ti: Ele preparará teu caminho. Uma voz clama no deserto: Traçai o caminho do Senhor, aplainai suas veredas (Mt 3,1); Is 40,3). João Batista apareceu no deserto e pregava um batismo de conversão para a remissão dos pecados. E saiam para ir ter com ele toda a Judéia, toda Jerusalém, confessando os seus pecados. João andava vestido de pelo de carneiro e trazia um cinto de couro em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel Sivestre. Ele pôs-se a proclamar: “depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-lhe a correia do calçado. Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo”.

Comentário

“Preparai o caminho do Senhor, aplainai as suas veredas”. Clamando pelo deserto, João Batista nos indica que procurar viver conforme a Boa-Nova que Jesus nos trouxe não se trata, simplesmente, de viver dentro de um sistema religioso com certas práticas que nos identificam com tais. Talvez ele queira nos indicar que a fé, antes de tudo é um percurso, uma caminhada, onde podemos encontrar momentos fáceis e difíceis, dúvidas e interrogações, avanços e retrocessos, entusiasmo e disposição, mas também cansaço e fadiga. No entanto, o mais importante é que nunca deixemos de caminhar, pois o caminho se faz caminhando. Boa caminhada de Advento e preparação!

Frei Diego Atalino de Melo

terça-feira, 18 de setembro de 2018

17. SALVE RAINHA, ORAÇÃO DA ESPERANÇA









SALVE RAINHA


Salve Rainha, Mãe de Misericórdia

vida, doçura, esperança nossa, salve.

A Vós bradamos os degredados filhos de Eva.

A Vós suspiramos, gemendo e chorando

neste vale de lágrimas.

Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos

misericordiosos a nós volvei.

E, depois deste desterro, mostrai-nos Jesus,

bendito fruto do vosso ventre.

Ó, clemente, ó piedosa, ó doce sempre

Virgem Maria.

Rogai por nós santa Mãe de Deus,

para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Amém.

<><><><>

SALVE RAINHA - Em latim: SALVE REGINA
Oração da Esperança

"Assim como no céu há muitas moradas, assim existem muitos caminhos que levam até Ia."  Santa Teresa dÁvlla.

Duas mulheres em tempos diferentes da peregrinação humana na Terra, foram capazes cada uma a seu tempo, mudar a nossa trajetória: Eva e Maria.

EVA: mulher virgem, imaculada (o pecado ainda não tinha entrado no mundo), noiva de Adão, recebe a visita de um "anjo" disfarçado de serpente, cujo nome era Satã. Ela obedeceu ao anjo e desobedeceu a Deus e com isso, entrou no mundo a perdição.

MARIA: muitos séculos depois, outra Mulher Virgem, Imaculada, Noiva (de José), recebe a visita de um Anjo de nome Gabriel, vindo da parte de Deus que lhe faz um convite. Maria aceita o convite de Deus e por ela a Salvação entrou no mundo.

A Oração da "Salve Rainha", foi composta por volta de 1050, pelo Monge Hermannus Contractus e quase 100 anos depois, São Bernardo, chamado "cantor da Virgem Maria", se apresentava cantando esta oração numa Catedral, quando, ao final do canto, depois de um longo silêncio, como saindo de um êxtase, gritou a seguinte frase: "Ó Clemente, ó Piedosa, Doce e sempre Virgem Maria". Daí em diante passou a fazer parte da oração.

SALVE RAINHA: Nossa Senhora foi Coroada Rainha do Céu. O Papa Pio XII, na encíclica " Ad Caeli Reginam" (Rainha do Céu), de 11 de outubro de 1954, recebe o título de Rainha do Céu, porque seu filho Jesus é o Rei de Israel e o Rei do Universo. Essa crença é professada desde os primeiros séculos da era Cristã.

MÃE DE MISERICÓRDIA: Nossa Senhora se compadece de todas as nossas misérias.

VIDA: Toda mãe é Vida.

DOÇURA: Experimentar um alimento doce é um alivio. Maria é esse alivio.

ESPERANÇA NOSSA SALVE: na parte que diz: "a Vós bradamos os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando nesse vale de lágrimas". Degredado significa exilado, tirado de sua terra natal, e vale de lágrimas é no que se transformou o nosso mundo.

ÉlA, POIS, ADVOGADA NOSSA, ESSES VOSSOS OLHOS MISERICORDIOSOS A NÓS VOLVEI:  Aqui, como aquela criança que chora no berço, confiando plenamente na Mãe, pedimos a Maria que seja nossa mediadora.

E DEPOIS DESTE DESTERRO, MOSTRAI-NOS JESUS, BENDITO FRUTO DO VOSSO VENTRE:  desterro significa exílio e aqui a consciência de que não estamos na Nossa Pátria, no Nosso Mundo, no mundo perfeito. Maria, depois da nossa jornada irá nos mostrar Jesus, que é nossa felicidade.

Ó CLEMENTE, Ó PIEDOSA, Ó DOCE SEMPRE VIRGEM MARIA: A bondade e a piedade de Maria, nos colocarão, no Reino do Cristo.

ROGAI POR NÓS SANTA MÃE DE DEUS, PARA QUE SEJAMOS DIGNOS DAS PROMESSAS DE CRISTO.
AMÉM     Amem!

Fontes: Glorias de Maria - Santo Afonso de Ligório - Os Grandes Santos - Escritos do Padre Paulo Ricardo - 
Canção Nova. SP. 25.09.2016

<><><><><><>







Nenhum comentário:

Postar um comentário