"Em tempo menos tempestuosos não tinhamos mais
que praticar a Caridade; hoje temos que reabilitá-la".
Frederico Ozanam
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Frederico Ozanam, Professor Universitário
Confrade PAULO SAWAYA
A personalidade de Ozanam é dessas que se agigantam com o tempo. Os multi-
plos aspectos de sua vida esplêndida, constituem para o estudioso, principal-
mente o vicentino, e mais para o professor universitário católico, um verdadeiro manancial de investigação das modalidades do apostolado exercido por uma alma de escol.
Ainda grande é nossa ignorância sobre a potencialidade desse manancial.
É o Cônego Lepetit, cura de Santo Estevão do Monte, quem nó-lo afirma: " ... na atual geração, muitos ignoram Ozanam e, perdoai-me dizê-lo, mesmo entre os Confrades de vossa Sociedade, é ele de muitos, absolutamente desconhecido".
Uma grande revista parisiense, nestes últimos dias, escrevia a este respeito: "não é de todo o que muitos dentre nós imaginam, mas apenas um velho professor de atitude modesta e burguesa, votado às boas obras e autor de livros sábios que se não leem mais". Quanta ignorância em tão poucas palavras! Quanta astúcia e despeito nestas linhas! Dizer-se velho um professor que apenas viveu 40 anos! Quantos homens de 40 anos existem hoje que tiveram a vivacidade de Ozanam na cátedra ou na tribuna ou na praça pública? Quantos nesse curto espaço de tempo produziram tanto como ele? Quantos em apenas nove anos de magistério universitário contribuíram tanto para a literatura e a ciência histórica?
Se fosse realmente um professor velho, obsoleto, desses que os jovens irreverentes de hoje denominam de "fósseis vivos", dele Zeller, o querido ex-presidente de nossa querida Sociedade, não diria estas frases bastante expressivas: "Certamente não seria difícil assinalar o que, em seu ensino ou sua obra escrita, parecia datar de hoje: um certo gosto por determinada eloquência que não mais é aceita como foi outrora, e mesmo - ainda seria discutível - as de vistas gerais que, aos espíritos mais exigentes de hoje pareceriam um pouco prematuras". Em oposição, como não ver todas as novidades e as riquezas deste ensino e das obras que ele, em grande parte, suscitou? Iniciador de seus estudantes na poesia italiana, no conhecimento do pensamento medieval, na história da civilização de um mundo novo que emergiu das invasões germânicas.
Ozanam é, na verdade, como já o observara em 1933 o professor Edouard Jordan, um dos primeiros representantes na França da literatura comparada. A
consciência que ele tinha, já não digo da originalidade de suas idéias - porque
teria sido uma forma de complacência intelectual, disposição de espírito que lhe
era bem estranha - mas a consciência de descobrir e de fazer conhecer e, por
esse meio, atrair para as alturas seus ouvintes, explica e legitima este acento
pessoal que de boa vontade ele colocava nos seus cursos e que se tornou por
vezes singularmente emocionante. Como exemplo lembramos a peroração verdadeiramente patética da famosa lição que devia ser a última que ele daria, pois já doente, abandonou o leito, porque o tinham avisado de que os estudantes o reclamavam: "Senhores, culpa-se o nosso século de ser um século de egoísmo, e se diz que os professores foram atacados da epidemia geral. Todavia, é aqui que nós alteramos nossa saúde, é aqui que gastamos nossas forças; não me queixo; nossa vida vos pertence, nós vó-la damos até o último sopro e vós a tereis. Quanto a mim, Senhores, se morro, será ao vosso serviço".
Um Professor velho, um professor medíocre não falaria assim!
É que Ozanam antes de tudo era um homem de convicção. Pontificava num
templo voltaireano. Tinha que permanecer continuamente na linha da vanguar-
da, dando permanentemente seu testemunho. Testemunho de fé, testemunho
de convicção, testemunho de verdade, e mais que tudo, o testemunho da cari-
dade!
No seu curso de literaturas estrangeira, tendeu naturalmente para o universal,
apreciando e exaltando o que de bom havia em cada uma delas. Com toda
naturalidade dedicou-se ao estudo da história e da religião, elementos inseparáveis do estudo literário.
Do mesmo modo que no seu curso de direito comercial procurou analisar e propor a solução cristã do problema social de sua época na cátedra de literatura não deu tréguas às concepções errôneas, históricas ou filosóficas.
Um de seus mais ilustres biógrafos, Mons. Baunard diz dele o seguinte: "Era
curioso que, durante aquela época, se realizasse na Sorbona um curso de catolicismo através da história medieval, e que esse curso fosse recebido, com beneplácito, em uma cátedra leiga de um estado voltai- reano. O jovem professor defendia em suas aulas as doutrinas austeras do cristianismo, sem temer os preconceitos nem as prevenções então existentes contra tudo que tivesse sabor católico".
"Ozanam não deveu, pois, seu êxito a estarem suas palavras em consonância com os gostos e sentimentos dos alunos, ou por adular suas paixões e ativar seus ardores. A razão de seus triunfos fundou-se, tão somente, na força da convicção da Verdade que ensinava, e no amor que sempre dedicou a cátedra e aos discípulos". É preciso recordar que o ambiente universitário da época impunha a Ozanam pesado sacrifício.
Era a época da eclosão das paixões anti-católicas. No colégio de França, institui-
ção que integra a Universidade de Paris desde 1530 pontificavam Edgard Quinet
e Júlio Michelet, proferindo ambos injúrias contra a Igreja, principalmente con-tra os jesuítas. Ozanam, na época, tinha posição insegura, pois apenas era professor suplente, mas não vacila em lutar contra aquela campanha em que se envolviam mestres e alunos. Tudo fazia na procura da Verdade! Sua posição era realmente dificílima. Tratava-se em 1841, da liberdade de ensino, do qual a Universidade tinha o monopólio.
Da parte dos católicos que lutavam pela liberdade do ensino havia grande pressão sobre Ozanam para formar em suas fileiras. Mas Ozanam pertencia ao corpo docente da Universidade. De sua atitude dá-nos testemunho Lacordaire: "Naquele conflito entre a Igreja e a Universidade, Ozanam se encontrou numa situação perigosa. Católico ardente e decidido partidário de todas as liberdades sociais em geral, e do magistério em particular, não podia, não obstante, desconhecer que fazia parte da depositária legal do monopólio estatal de ensino. Devia, pois, abandonar por este motivo a Sorbona que o havia recebido tão jovem e lhe prodigalizara tantas honras? Ou devia permanecer em seu seio, mas tomando parte ativa na guerra que os católicos declaravam à Universidade? No primeiro caso abdicava de sua cátedra, da qual tanto bem fazia à causa do cristianismo, e no segundo, provocava sua destruição. Que fazer? Ozanam fez exatamente o que devia. Não atacou a Universidade pois tal era o seu dever como professor da Sorbona; mas, ao mesmo tempo, fora da cátedra mostrou-se solidário com aqueles que defendiam o princípio da liberdade de ensino".
Victor Cousin chamou-o para que o informasse sobre sua situação na campanha realizada por Montalembert. Disse-lhe Ozanam: "Sou partidário da liberdade do ensino, mas não intervim nesta campanha porque minha qualidade de professor da Sorbona o impedia. E se na cátedra exerci cristãmente o meu professorado, nunca busquei; em troca, estabelecer uma divisão na Sorbona, nem disputar batalhas intelectuais, pois considero importar muito mais não dar à juventude o triste espetáculo de uma luta de partidos, e não desejo que minhas aulas sejam consideradas, por aqueles professores que não têm crenças religiosas, como outras tantas provocações que mereçam ser refutadas, nem que meu curso os converta em inimigos declarados da religião".
Cousin mostra-se satisfeito com estas explicações. Temendo, não obstante, que a nomeação seja impedida pelo ministro de Instrução Pública - Abel Francisco Villemain - ocorre-lhe a ideia de propor como titular a Jean-Jacques Àmpere, o qual, por ser amigo de Ozanam, poderia confirmá-lo em sua suplência. Tal arranjo não é do agrado de Àmpere, que repele terminantemente esta proposta, declarando que não se deve duvidar por um momento da designação de Ozanam como titular. E, assim, se fez, finalmente. O Conselho da Sorbona, por unanimidade, apresenta sua candidatura, e o Conselho Acadêmico da Universidade aceita-a também unanimemente. Vencida, por fim, a resistência que Villemain opõe à designação de Ozanam, este é nomeado titular da cátedra de Literaturas estrangeiras em 23 de novembro de 1844. Tinha trinta e um anos de idade, e era o professor mais jovem da notável instituição.
Todo o magistério universitário de Ozanam é uma lição contínua, ininterrupta
de magnífico apostolado cristão. Sábio, pesquisa criteriosamente e em profundidade a verdade histórica. Suas aulas eram verdadeiras pregações. Professor, foi um exemplo vivo do mestre católico, que sabia conviver com os colegas e aproximar-se dos discípulos, os quais não se contentavam em ouvi-lo nas aulas magistrais, mas acompanhavam-no até sua residência, atravessando o Jardim de Luxemburgo, esclarecendo dúvidas, distribuindo conselhos, formando consciências.
Viveu Ozanam para a família, para a Sorbona e para a Sociedade de São Vicen-
te de Paulo! Nós que pertencemos ao magistério superior não podemos ter me-
lhor exemplo! Faze-lo conhecido dos nossos jovens estudantes é nosso dever
de católicos, de vicentinos e de professores.
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Pensamento de São Vicente
"Quando receberes Jesus em vossos corações, poderá ainda haver algum sacrifício impossível para vós?"
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