1º DOMNGO DO ADVENTO

Marcos 13,33 – 37

Ficai de sobreaviso, vigiai; porque não sabeis quando será o tempo. Será como um homem que, partindo de uma viagem, deixa a sua casa e delega sua autoridade aos seus servos, indicando o trabalho de cada um, e manda ao porteiro que vigie. Vigiai, pois, visto que não sabeis quando o senhor da casa voltará, se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, para que vindo de repente, não vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: vigiai!

Comentário

Já é hora de acordar! Eis o apelo de Jesus no Evangelho que inaugura este tempo do Advento. Uma nova aurora surge no horizonte da humanidade, trazendo a esperança de um novo tempo de um mundo renovado pela força do Evangelho. Neste tempo de graça, somos convocados a sair do torpor de uma prática religiosa inócua, a acordar do sono dos nossos projetos pessoais vazios e egoístas. Despertos e vigilantes, somos convidados a abraçar o projeto de Deus que vem ao nosso encontro, na espera fecunda do Tempo do Advento, temos a chance de reanimarmos em nós e os compromissos assumidos em favor da construção do Reino, reavivando as forças adormecidas, para a construção de uma humanidade nova, livre das trevas do sofrimento, da marginalização e da morte.

Frei Sandro Roberto da Costa, OFM - Petrópolis/RJ

2º DOMINGO DO ADVENTO

Marcos 1,1 – 8

Conforme está escrito no Profeta Isaias: Eis que envio meu anjo diante de ti: Ele preparará teu caminho. Uma voz clama no deserto: Traçai o caminho do Senhor, aplainai suas veredas (Mt 3,1); Is 40,3). João Batista apareceu no deserto e pregava um batismo de conversão para a remissão dos pecados. E saiam para ir ter com ele toda a Judéia, toda Jerusalém, confessando os seus pecados. João andava vestido de pelo de carneiro e trazia um cinto de couro em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel Sivestre. Ele pôs-se a proclamar: “depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-lhe a correia do calçado. Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo”.

Comentário

“Preparai o caminho do Senhor, aplainai as suas veredas”. Clamando pelo deserto, João Batista nos indica que procurar viver conforme a Boa-Nova que Jesus nos trouxe não se trata, simplesmente, de viver dentro de um sistema religioso com certas práticas que nos identificam com tais. Talvez ele queira nos indicar que a fé, antes de tudo é um percurso, uma caminhada, onde podemos encontrar momentos fáceis e difíceis, dúvidas e interrogações, avanços e retrocessos, entusiasmo e disposição, mas também cansaço e fadiga. No entanto, o mais importante é que nunca deixemos de caminhar, pois o caminho se faz caminhando. Boa caminhada de Advento e preparação!

Frei Diego Atalino de Melo

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

1. CELEBRAÇÃO MARIAL - HOMENAGEM E CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA






Celebração Marial – Homenagem e 

Consagração à Nossa Senhora



DIRIGENTE: Rejubilem-se campos e florestas, mares e rios, homens e mulheres, cidades e casebres, povos e nações, pois eis que veio morar entre nós o Senhor dos senhores que se fez humilde e pequeno no Pão do altar. Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.

TODOS: Amém! É força invencível estar na presença do Senhor. É desejo de Maria que amemos a Jesus, nosso Deus e Salvador!

DIRIG.: Jesus, ao partirdes deste mundo não quisestes deixar- nos só e, na Eucaristia, vos fizestes presença de amor. A quem vos ama de verdade, vós vos dais por inteiro e fazeis do coração humano vosso trono, o altar do Cordeiro.

TODOS: Mãe do Redentor, ouvi nosso clamor e acolhe-nos em
vosso em colo materno, pois sois nosso auxílio.

DIRIG.: Maria, sols o sacrário do Senhor porque trouxestes em
vosso seio santo e bendito o Redentor. Vos que compreendestes o
desígnio de amor, ouvi o clamor deste vosso povo, que vos implora com muita confiança.

TODOS: Mãe do Redentor, ouvi nosso clamor e ajudai-nos e
protegei-nos, pois sois nossa Mãe Bendita.

DIRIG.: Maria Santíssima é Mãe de todos os cristãos. É a Rainha dos Apóstolos. É nossa Mãe. Ela nos ensina a rezar, a compreender os pobres e aflitos, a consolar os tristes, a servir os que tem necessidades e, especialmente, nos ensina a amar a todos, como Jesus nos mandou. Maria é Rainha não para mandar, dominar e vencer. É Rainha de todos os que fazem a vontade e Deus, dos que se esforçam para conhecer Jesus Cristo pela palavra, reflexão e oração e, se esforçam para viver a caridade e amor fraterno.Façamos nossa singela saudação à Mãe de Deus, com a oração que São Francisco costumava rezar:

TODOS: Salve, ó Senhora santa, Rainha santíssima. Mãe de Deus, ó Maria, que sols Virgem feita Igreja. Eleita pelo Santíssimo Pai Celestial que vos consagrou por seu santíssimo e dileto Filho e o Espírito Santo. Em vós residiu e reside toda plenitude da graça e todo o bem. Salve, ó Palácio do Senhor, Salve, ó Tabernáculo do Senhor. Salve, ó Morada do Senhor. Salve, ó Serva do Senhor. Salve, ó Mãe do Senhor.


2. CÂNTICO: "IMACULADA, MARIA DE DEUS"

Imaculada, Maria de Deus, coração Pobre, acolhendo .Jesus!
Imaculada, Maria do povo, Mãe dos aflitos que estão junto à
cruz!
Um coração que era sim para a vida, um coração que era sim para o irmão, um coração que era sim para Deus, Reino de Deus renovando este chão.

Olhos abertos pra sede do povo, passo bem firme que o medo
desterra, mãos estendidas que os tronos renegam. Reino de Deus que renova esta terra.

<><><><><>




LEITOR 1 - Maria, a Bem-aventurada porque sempre acreditou em Deus. E quando os apóstolos e discípulos de Jesus estavam no cenáculo em Jerusalém, para implorarem ao Santo Espírito, Maria estava com eles. Quarenta dias depois estava integrada na primeira comunidade cristã de oração e espera do Espírito Santo.

LEITOR 2 - Chegando o dia do Pentecostes, de repente veio algo
semelhante ao soprar de impetuoso vento, e entrou onde eles se
achavam. E apareceram umas coisas como línguas de fogo, e que se espalharam e foram pousar sobre cada um deles. Todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas conforme o Espírito lhes concedia que falassem.

LEITOR 3 - Com muitas palavras Pedro lhes dava testemunho e exortava dizendo: "Salvem-se dessa gente corrompida". Os que acolheram a palavra de Pedro receberam o batismo. E nesse dia uniam-se a eles cerca de três mil pessoas.

LEITOR 4 - Maria foi reconhecida a Rainha dos Apóstolos, a primeira Missionária do Evangelho. Onde está Maria, está o Espírito Santo, que nos fez filhos de Deus.

DIRIG. - Rainha dos Apóstolos,
TODOS - Conservai-nos unidos na Igreja.

DIRIG. - Rainha dos Profétas.
TODOS - Tornai-nos atentos aos apelos de Deus.

DIRIG. - Rainha dos mártires.
TODOS - Daí-nos amor à palavra do Senhor.

DIRIG. - Rainha das Virgens,
TODOS - Aumenta em nós a fome de Deus.

DIRIG. - Rainha de todos os santos.
TODOS - Ensinai-nos a viver a vontade de Deus.

DIRIG. - Rainha do Rosário,
TODOS - Dai-nos o gosto pela oração.

DIRIG. - Rainha da paz,
TODOS - Ajudai-nos a levar esperança ao próximo.

CONSAGRAÇÃO Á NOSSA SENHORA




Nenhum comentário:

Postar um comentário