1º DOMNGO DO ADVENTO

Marcos 13,33 – 37

Ficai de sobreaviso, vigiai; porque não sabeis quando será o tempo. Será como um homem que, partindo de uma viagem, deixa a sua casa e delega sua autoridade aos seus servos, indicando o trabalho de cada um, e manda ao porteiro que vigie. Vigiai, pois, visto que não sabeis quando o senhor da casa voltará, se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, para que vindo de repente, não vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: vigiai!

Comentário

Já é hora de acordar! Eis o apelo de Jesus no Evangelho que inaugura este tempo do Advento. Uma nova aurora surge no horizonte da humanidade, trazendo a esperança de um novo tempo de um mundo renovado pela força do Evangelho. Neste tempo de graça, somos convocados a sair do torpor de uma prática religiosa inócua, a acordar do sono dos nossos projetos pessoais vazios e egoístas. Despertos e vigilantes, somos convidados a abraçar o projeto de Deus que vem ao nosso encontro, na espera fecunda do Tempo do Advento, temos a chance de reanimarmos em nós e os compromissos assumidos em favor da construção do Reino, reavivando as forças adormecidas, para a construção de uma humanidade nova, livre das trevas do sofrimento, da marginalização e da morte.

Frei Sandro Roberto da Costa, OFM - Petrópolis/RJ

2º DOMINGO DO ADVENTO

Marcos 1,1 – 8

Conforme está escrito no Profeta Isaias: Eis que envio meu anjo diante de ti: Ele preparará teu caminho. Uma voz clama no deserto: Traçai o caminho do Senhor, aplainai suas veredas (Mt 3,1); Is 40,3). João Batista apareceu no deserto e pregava um batismo de conversão para a remissão dos pecados. E saiam para ir ter com ele toda a Judéia, toda Jerusalém, confessando os seus pecados. João andava vestido de pelo de carneiro e trazia um cinto de couro em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel Sivestre. Ele pôs-se a proclamar: “depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-lhe a correia do calçado. Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo”.

Comentário

“Preparai o caminho do Senhor, aplainai as suas veredas”. Clamando pelo deserto, João Batista nos indica que procurar viver conforme a Boa-Nova que Jesus nos trouxe não se trata, simplesmente, de viver dentro de um sistema religioso com certas práticas que nos identificam com tais. Talvez ele queira nos indicar que a fé, antes de tudo é um percurso, uma caminhada, onde podemos encontrar momentos fáceis e difíceis, dúvidas e interrogações, avanços e retrocessos, entusiasmo e disposição, mas também cansaço e fadiga. No entanto, o mais importante é que nunca deixemos de caminhar, pois o caminho se faz caminhando. Boa caminhada de Advento e preparação!

Frei Diego Atalino de Melo

sábado, 19 de outubro de 2013

2. CELEBRAÇÃO PARA O ATO DE CONSAGRAÇÃO DA SSVP AO CORAÇÃO DE JESUS




CELEBRAÇÃO PARA O ATO DE CONSAGRAÇÃO DA SSVP AO
SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Animador: 
Cantemos:
                
         Coração Santo, Tu reinarás, Tu nosso encanto, sempre  
         serás! (bis)

         Jesus amável, Jesus piedoso, Pai amoroso, frágua de amor,/     
         aos teus pés venho, se Tu me deixas, sentidas queixas humilde expor.  
         
         Coração Santo...

Animador: No dia 5 de fevereiro de 1872, a Sociedade de São Vicente de Paulo foi solenemente consagrada, na França, ao Sagrado Coração de Jesus. Todo ano somos convidados a renovar esta consagração. Conforme a nossa Regra, na primeira reunião do mês de junho, todas as Conferências devem fazer a oração do “Ato de Consagração da SSVP ao Sagrado Coração de Jesus”. Nesta Celebração somos convidados a fazer nossa Consagração ao Coração de Jesus presente no Coração dos pobres. Iniciemos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Animador: Ouçamos com a alegria a Palavra de Deus, cantando...

Buscai primeiro o reino de Deus e a Sua justiça/ e tudo o mais vos será     acrescentado/, aleluia, aleluia!
Não só de pão o homem viverá,/ mas de toda palavra./ Que procede da boca de Deus,/ Aleluia, aleluia!
Se vos perseguem por causa de Mim,/ não esqueçais o porquê./ Não é o servo maior que o Senhor,/ Aleluia, aleluia.

Leitor 1: Evangelho – Mt 11,25-30
Naquele tempo, Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondestes estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Meu Pai entregou tudo a mim. Ninguém conhece o Filho, a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem Filho quiser revelar. Venham para mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo, e eu lhes darei descanso. Carreguem a minha carga e aprenda de mim, porque sou manso e humilde de coração e vocês encontrarão descanso para suas vidas. Porque a minha carga é suave e o meu fardo é leve”. Palavra da salvação.

Todos: Glória a Vós Senhor.

Animador: Iluminado pelo Evangelho faça agora, num gesto de humildade e simplicidade, o nosso ato de Consagração ao Sagrado Coração de Jesus, onde Ele abre seu coração e nós vamos aos seus pés.


Todos: Clementíssimo Jesus, que, por misericordioso desígnio, Vos dignastes abrir o Vosso dulcíssimo Coração aos homens, para os salvardes e enriquecerdes com inefáveis tesouros de amor que encerra, a Vossos pés vêm hoje os membros da Conferência Nossa Senhora de Loreto, da Sociedade de São Vicente de Paulo, CONSAGRAR-SE inteiramente a esse divino e amantíssimo coração.

Animador: 
Coração de Jesus que tanto nos amais!

Todos: Fazei que vos amemos cada vez mais!

Animador: 
Consagremos os benefícios operados humildemente pela Sociedade de São Vicente de Paulo.


Todos: Reconhecemos que esse oceano infinito de Caridade é a origem e fonte de todas as graças e de todos os benefícios que a nossa Sociedade tem operado no mundo. E, querendo agora que tudo volte ao seu princípio, nós Vos consagramos com plena e irrevogável doação, as nossas pessoas com todas as faculdades e com todas as operações de sua atividade. Não só reconhecemos, acatamos e adoramos o Vosso supremo domínio e os inauferíveis direitos que tendes sobre os indivíduos e as nações, mas queremos viver para dilatar na terra o Vosso reinado de caridade, união e paz.

Animador: Consagremos cada um de nós, todos os vicentinos e os enfermos.



Todos: Por isso, Vos consagramos também as nossas famílias com todos os seus membros, os nossos trabalhos, obras, bens e empreendimentos.


Animador: Lembremo-nos de nossas famílias – Pais, avós, bisavós, cônjuges, filhos, netos, irmãos, genros, noras, sobrinhos, afilhados e amigos do coração. 



Todos: Reinais em nossos corações com a Vossa graça, em nossas famílias com a Vossa paz e amor, e no seio da sociedade com a Vossa autoridade soberana e com a observância plena dos Vossos mandamentos.


Animador: Nessa oração todos os Pobres são consagrados e nós também que somos Pobres.


Todos: Nós Vos consagramos de modo especial, os Pobres que visitamos e constituem, para nós, outra família adotiva que vós nos doastes. Abençoe-os a eles, Senhor, dando-lhes resignação, fé, confiança e amor nos sofrimentos; e abençoai-nos, concedendo-nos entranhas de fraterna caridade para com eles. Para cumprir a Vossa lei e imitar o Vosso exemplo, não só procuraremos amá-los como a nós mesmos, mas veremos sempre neles, com os olhos da fé, a Vossa Adorável Pessoa, pois, num excesso de misericórdia, tomais como feito a Vós quanto por eles fizermos.


Animador: Queremos também consagrar as Conferências, Conselhos, Obras Unidas e   Especiais, Comissões de Jovens, Departamento de Normatização e Orientação, Departamento de Comunicação, Conferências de Crianças e Adolescentes. Escolas de Capacitação Antônio Frederico Ozanam, Comitê de Reconciliação, Departamentos Missionários, Comissões Diversas, Conselhos Fiscais, amigos da SSVP, funcionários, benfeitores, profissionais liberais que prestam serviços à SSVP.


Todos: Dedicamos e consagramos à Vossa Pessoa Divina e ao Vosso Sacratíssimo Coração à Sociedade de São Vicente de Paulo, com todos os seus Conselhos, todas as Conferências e todas as Obras Assistenciais.


Animador: Finalmente, rezemos todos juntos a promessa do Reino que todos nós almejamos.


Todos: Dignai-Vos, dulcíssimo Jesus, aceitar benigna esta nossa oblação e resolução e recebei-nos dentro do Vosso amantíssimo e Divino Coração, que será sempre a nossa perpétua morada, a fim de que, vivendo sempre em perfeita união convosco na terra, mereçamos, na hora do passamento, ouvir de Vossos lábios divinos: “Vinde, benditos de meu Pai, possui o reino que vos está preparado desde o princípio do mundo”.

Refrão Meditativo: (cantando) 
Coração Santo, Tu reinarás; Tu nosso encanto, sempre serás!  (bis).

Todos: Jesus lembrai-vos que Vos pertencemos e que estamos consagrados ao Vosso Divino Coração!

Animador: 
Rezemos a oração da Família Vicentina.


Todos: Senhor Jesus: Tu que Te fizeste pobre, faze que tenhamos os olhos e o coração voltados para os pobres e que possamos reconhecer-Te neles, em sua sede, em sua fome, em sua solidão e em sua dor. Suscita em nossa Família Vicentina a unidade, a simplicidade, a humildade e a chama da Caridade que inflamou o coração de São Vicente de Paulo. Dá-nos força para que, fiéis à prática destas virtudes, possamos contemplar-Te e servir-Te na pessoa do pobre e um dia nos unirmos a Ti e a eles no Teu reino. Amém!

Animador: Pai-Nosso, Ave-Maria e Abraço da Paz.

Animador: Cantemos:

        Coração Santo, Tu reinarás, Tu nosso encanto, sempre   
        serás! (bis)

        Divino peito, que amor inflama, em uma chama de eterna luz, 
       Por que a tens, sempre reconcentrada, não adorada. Doce 
       Jesus!  
          Coração Santo...
 
(Autoria do Pe. Alexandre N. Franco, CM, e publicada no Boletim Brasileiro do CNB da SSVP, edição de maio-junho/2013).




Nenhum comentário:

Postar um comentário