1º DOMNGO DO ADVENTO

Marcos 13,33 – 37

Ficai de sobreaviso, vigiai; porque não sabeis quando será o tempo. Será como um homem que, partindo de uma viagem, deixa a sua casa e delega sua autoridade aos seus servos, indicando o trabalho de cada um, e manda ao porteiro que vigie. Vigiai, pois, visto que não sabeis quando o senhor da casa voltará, se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, para que vindo de repente, não vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: vigiai!

Comentário

Já é hora de acordar! Eis o apelo de Jesus no Evangelho que inaugura este tempo do Advento. Uma nova aurora surge no horizonte da humanidade, trazendo a esperança de um novo tempo de um mundo renovado pela força do Evangelho. Neste tempo de graça, somos convocados a sair do torpor de uma prática religiosa inócua, a acordar do sono dos nossos projetos pessoais vazios e egoístas. Despertos e vigilantes, somos convidados a abraçar o projeto de Deus que vem ao nosso encontro, na espera fecunda do Tempo do Advento, temos a chance de reanimarmos em nós e os compromissos assumidos em favor da construção do Reino, reavivando as forças adormecidas, para a construção de uma humanidade nova, livre das trevas do sofrimento, da marginalização e da morte.

Frei Sandro Roberto da Costa, OFM - Petrópolis/RJ

2º DOMINGO DO ADVENTO

Marcos 1,1 – 8

Conforme está escrito no Profeta Isaias: Eis que envio meu anjo diante de ti: Ele preparará teu caminho. Uma voz clama no deserto: Traçai o caminho do Senhor, aplainai suas veredas (Mt 3,1); Is 40,3). João Batista apareceu no deserto e pregava um batismo de conversão para a remissão dos pecados. E saiam para ir ter com ele toda a Judéia, toda Jerusalém, confessando os seus pecados. João andava vestido de pelo de carneiro e trazia um cinto de couro em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel Sivestre. Ele pôs-se a proclamar: “depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-lhe a correia do calçado. Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo”.

Comentário

“Preparai o caminho do Senhor, aplainai as suas veredas”. Clamando pelo deserto, João Batista nos indica que procurar viver conforme a Boa-Nova que Jesus nos trouxe não se trata, simplesmente, de viver dentro de um sistema religioso com certas práticas que nos identificam com tais. Talvez ele queira nos indicar que a fé, antes de tudo é um percurso, uma caminhada, onde podemos encontrar momentos fáceis e difíceis, dúvidas e interrogações, avanços e retrocessos, entusiasmo e disposição, mas também cansaço e fadiga. No entanto, o mais importante é que nunca deixemos de caminhar, pois o caminho se faz caminhando. Boa caminhada de Advento e preparação!

Frei Diego Atalino de Melo

quinta-feira, 9 de abril de 2020

10. CATA A JEAN JACQUES AMPERE


    330 A Jean- Jacques Ampere
    Château du Vernay, perto de Lyon, 26 de junho de 1841.
    Expresse a Ampere sua gratidão, ele expressou sua felicidade, gostaria de apresentar em breve sua jovem esposa.


    Prezado Senhor e Amigo,
    Permita-me dar-lhe este título de afetuosidade familiar que você tomou tantas vezes compartilhando minhas alegrias e minhas dores: Há muito tempo uma espécie de contenção respeituosa fez me hesitar novamente; mas hoje, eu tenho que tomar todas as liberdades que ama o coração; orgulho-me de meu novo e doce marido, eu me sinto mais ousada. É com simplicidade fraternal que eu só gostaria de compartilhar minha felicidade. É muito grande, ele supera todas as expectativas e sonhos, e desde quarta-feira, o dia em que a bênção de Deus desceu sobre a minha cabeça, eu estou em um encantamento calmo, sereno, delicioso, que nada tinha me dado aidéia. O anjo que veio a mim com tanta graça e virtude é como uma nova revelação da Providência em meu destino obscuro e trabalhoso. Eu estou todo iluminado v de felicidade interior.

    E minha saúde sob esta influência salutar, começa a se recuperar de uma forma inesperada]precisamos que você saiba que eu falei sobre o desejo expresso de antecedência pelo Arcebispo de Paris que está infeliz com os panfletos e jornais. O resto eu sinceramente peço desculpas.

    Adeus, meu querido amigo, estou sobrecarregado com as peças processuais e de negócios, eu não tenho tempo para escrever para você. As explosões do Colégio da França 
    obrigaram-me a insistir em questões religiosas em Sorbonne. Você não vai acreditar que eu abandonei a luta, e aqui são, na verdade três semanas desde que eu trouxe a minha história precisamente para o papado, os monges da obediência monástica e eu não terminei. Tinham me avisado que eu poderia ter apitos e tumulto. Mas até agora meu numeroso público permaneceu quieto. Tenha certeza de que  todo o barulho do Colégio da França é muito menor na parte inferior do que na superfície. Não estrague o nosso negócio e a Verdade vai retomar o seu curso.
    Seu amigo devotado,
    A.F.Ozanam




    segunda-feira, 16 de março de 2020

    8. CARTA A SEU IRMÃO CHARLES OZANAM DE 19/05/1841



    A CHARLES OZANAM 

    Ele pede desculpas por não lhe escrever com mais freqüência; está interessado na sua formlção acadêmica e em felicitá-lo ,aconselha-o a não fugir dos passeios amigáveis que lhes são propostos; diz-lhe como se comportar para sua estréia na Sociedade de São Vicente de Paulo;  expressa admiração por seu irmão mais velho Pe Ozanam; dá notícias de sua saúde e de sua obra      (Stanislas).




    Paris, 19 de maio de 1841


    Meu querido amigo. Dizem que você acusa o meu silêncio e que você não quer ver todas as páginas longas dirigidas a outro do que você .. É verdade que suas ocupações são muitas, estou sobrecarregado com o meu, e o tempo que eu levo em minhas noites, alterando a minha saúde é apenas o suficiente para as necessidades mais urgentes de meu dever. Sem essa razão, há muito tempo, que você teria recebido notícias diretamente de mim: até agora, vocêteve que tomar a sua parte daqueles que receberam a Academia ou o Chartreux.

    De início meus cumprimentos para seus bons lugares,e mais para o trabalho que elas estão te resultando. Você vê que tuas apreensões extremas não percebem o ponto: era o efeito da humildade que caracteriza a você; a bondade do Sr. Demogeot completou para tornar fáceis esses últimos meses de retórica, de modo formidável visto de longe. Não é mais necessário para excitar o seu zelo: Eu acho que a inteligência e bom gosto também estão desenvolvendo; você está em um daqueles momentos em que a vida das faculdades estão a aumentar rapidamente: se sente amadurecer e crescer. Devemos agradecer a Deus com ternura que faz em nós este trabalho e lhe pedir a graça de usar santamente de seus benefícios.

    Você tem que ser sensível a ânsia de tantas pessoas ao seu redor. Parece que você não pode bastar aos convites. Estes relatórios da sociedade não serão inútéis para você. Eles vão ajudar a formar tuas maneiras, roubar-te desta selvageria e robustez que muitas vezes são específicas para os jovens de sua idade. Mas, principalmente, você irá adquirir amizades fortes, cristãs e consoladoras. Você vai ver que o coração ganha a se expandir, como as antigas afeições se reaquecem em contato com o novo e que não devemos dizer, como você fez: Nós três, ainda três de nós, só nós três.

    A Sociedade de São Vicente de Paulo te prepara sem dúvida para esses prazeres de fraternidade piedosa que eu encontrei em muitos e tão doce. Parece-me, eu não sei por que eu sou feliz eorgulhoso de ver você entrar.

    Este é mais um elo entre nós que nos traz colocando o, por assim dizer ao meu alcance: é um ponto em que temos sempre a certeza de nos entender. No entanto a sua extrema juventude precisa de alguma cautela: Eu acho que, por exemplo, não enviar você só para visitar somente as famílias pobres. Não é necessário mais que Serviço Militar tome a sua lição de casa sobre o repouso que você necessita. Estas restrições não, você tem que usar uma dedicação alegre para obras sob o patrocínio de um bom santo que recebeu a providência de bênçãos tão incríveis. Aqui estão oito anos desde a primeira Conferência farmada em Paris: eram oito. Hoje nossas fileiras contam com mais de dois mil jovens. Nós invadimos todas as escolas, todas as classes da sociedade, todas as cidades de alguma importância. Três novas seções acabam de se formar em Besançon. Amiens e Douai: em breve não será mais possível pôr o pé em um ponto da França sem encontrar uma família hospitaleira. Tenha a bondade de me recordar aqueles senhores, como você verá, especialmente Mathenon seu presidente digno.

    Você não pode imaginar o quanto eu queria estar um pouco no seu ugar nestes últimos dias, e ter a companhia algumas horas horas com o pobre.

    Alphonse que vejo imóvel e capturado com esta teimosa dor no joelho. Este excelente irmão passou por dolorosas provas. Mas, em troca, o Céu deu-lhe uma serenidade da alma para que todos esses aborrecimentos externos fossem apenas nuvens. Apaixonar-se por servir a Deus, ele levou a melhorparte. Além disso, apesar de seus problemas, ainda é o guia e consolador dos outros. É especialmente a mina nestes momentos que não são sem problemas e sem tristeza para mim.

    Minha dor de garganta diminuiu rapidamente na semana passada, levou de 3 a 4 dias, um aumento relativamente forte. Meus afazeres de qualquer natureza estão sofrendo muito, e estou longe de ter a paciência para suportar as adversidades. No entanto, eu tive que começar o meu serviço de Stanislas e eu sinto que a retórica não é uma tarefa fácil: entre professor e alunos, o mais envergonhado nem sempre é o que nós pensamos.

    Adeus meu querido irmão; uma vez que você vai a  á casa de minha tia, leve-a os meus respeitos e orem pelo tio se não tiverem feito, gentilmente resposta o mais rápido possível para a carta que escrevi para ele ontem .. Mil coisas a Maria. Nós vamos nos encontrar de novo por mais um mês.

    Nesse meio tempo, rogai por seu irmão,


    A. -F. Ozanam.


    segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

    9. QUANTO TEMPO JESUS PERMANECE NA EUCARISTIA?










    Por quanto tempo Jesus fica presente na Eucaristia após recebermos a Comunhão?

    Temos que dar o devido respeito ao Nosso Senhor!

    O grande tesouro da Igreja Católica é a Eucaristia – o próprio Jesus disfarçado sob as aparências do pão e do vinho. Cremos que, como diz o Catecismo, “No santíssimo sacramento da Eucaristia estão ‘contidos verdadeiramente, realmente e substancialmente o Corpo e o Sangue juntamente com a alma e a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo e, por conseguinte, o Cristo todo’”(CCC 1374).

    Além disso, esta presença real de Cristo na Eucaristia não termina imediatamente quando o recebemos na hora da Comunhão. O Catecismo prossegue explicando como “a presença eucarística de Cristo começa no momento da consagração e perdura enquanto a espécie eucarística subsistir” (CCC 1377).

    Mas o que significa quando recebemos a Comunhão em nossas bocas? Quanto tempo permanece a Presença Real de Jesus em nossos corpos?

    Há uma história famosa da vida de São Filipe Néri que ajuda a responder a essa pergunta. Um dia, enquanto celebrava a Missa, um homem recebeu a Sagrada Comunhão e deixou a igreja mais cedo. O homem parecia não ter respeito pela Presença dentro dele e, assim, Filipe Néri decidiu usar esta oportunidade como um momento de ensino. Ele enviou dois coroinhas com velas acesas para seguir o homem fora da igreja.

    Depois de um tempo andando pelas ruas de Roma, o homem se virou para ver os coroinhas que ainda o seguiam. Confuso, o homem voltou à igreja e perguntou a Filipe Néri por que ele tinha mandado os coroinhas atrás dele. São Filipe Néri respondeu dizendo: “Temos que prestar o devido respeito a Nosso Senhor, que você está levando com você. Como você se recusou a adorá-lo, mandei os dois acólitos para fazer isso”. O homem ficou atordoado com a resposta e resolveu, das próximas vezes, ficar mais consciente sobre presença de Deus dentro dele.

    Considera-se que a espécie eucarística do pão permanece por cerca de 15 minutos em nós, após recebermos a Comunhão. Isso se baseia na biologia simples e reflete a afirmação do Catecismo de que a presença de Cristo “permanece enquanto persistir a espécie eucarística”.

    É por isso que muitos santos recomendaram oferecer 15 minutos de oração depois de receber a Eucaristia, como uma ação de graças a Deus. Isso permite que a nossa alma saboreie a presença de Deus, e que nós tenhamos um verdadeiro encontro de “coração para coração” com Jesus.

    Em nosso mundo corrido, muitas vezes é difícil permanecer na Igreja muito tempo depois da Missa. Mas isso não significa que não possamos pelo menos fazer uma breve oração de agradecimento. O ponto principal é que precisamos nos lembrar de que a presença de Jesus na Eucaristia permanece conosco por vários minutos e nos apresenta um momento especial, quando podemos comungar com o Senhor e sentir seu amor dentro de nós.

    Se um dia você se esquecer disso, não se surpreenda se o seu pároco enviar coroinhas para seguir o seu carro quando você sair da Igreja logo depois de receber a Comunhão!

      Philip Kosloski       -  Maio 18, 2017  -  St Joseph CC