1º DOMNGO DO ADVENTO

Marcos 13,33 – 37

Ficai de sobreaviso, vigiai; porque não sabeis quando será o tempo. Será como um homem que, partindo de uma viagem, deixa a sua casa e delega sua autoridade aos seus servos, indicando o trabalho de cada um, e manda ao porteiro que vigie. Vigiai, pois, visto que não sabeis quando o senhor da casa voltará, se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, para que vindo de repente, não vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: vigiai!

Comentário

Já é hora de acordar! Eis o apelo de Jesus no Evangelho que inaugura este tempo do Advento. Uma nova aurora surge no horizonte da humanidade, trazendo a esperança de um novo tempo de um mundo renovado pela força do Evangelho. Neste tempo de graça, somos convocados a sair do torpor de uma prática religiosa inócua, a acordar do sono dos nossos projetos pessoais vazios e egoístas. Despertos e vigilantes, somos convidados a abraçar o projeto de Deus que vem ao nosso encontro, na espera fecunda do Tempo do Advento, temos a chance de reanimarmos em nós e os compromissos assumidos em favor da construção do Reino, reavivando as forças adormecidas, para a construção de uma humanidade nova, livre das trevas do sofrimento, da marginalização e da morte.

Frei Sandro Roberto da Costa, OFM - Petrópolis/RJ

2º DOMINGO DO ADVENTO

Marcos 1,1 – 8

Conforme está escrito no Profeta Isaias: Eis que envio meu anjo diante de ti: Ele preparará teu caminho. Uma voz clama no deserto: Traçai o caminho do Senhor, aplainai suas veredas (Mt 3,1); Is 40,3). João Batista apareceu no deserto e pregava um batismo de conversão para a remissão dos pecados. E saiam para ir ter com ele toda a Judéia, toda Jerusalém, confessando os seus pecados. João andava vestido de pelo de carneiro e trazia um cinto de couro em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel Sivestre. Ele pôs-se a proclamar: “depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-lhe a correia do calçado. Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo”.

Comentário

“Preparai o caminho do Senhor, aplainai as suas veredas”. Clamando pelo deserto, João Batista nos indica que procurar viver conforme a Boa-Nova que Jesus nos trouxe não se trata, simplesmente, de viver dentro de um sistema religioso com certas práticas que nos identificam com tais. Talvez ele queira nos indicar que a fé, antes de tudo é um percurso, uma caminhada, onde podemos encontrar momentos fáceis e difíceis, dúvidas e interrogações, avanços e retrocessos, entusiasmo e disposição, mas também cansaço e fadiga. No entanto, o mais importante é que nunca deixemos de caminhar, pois o caminho se faz caminhando. Boa caminhada de Advento e preparação!

Frei Diego Atalino de Melo

sábado, 3 de janeiro de 2015

3. PADRE: UMA PROFISSÃO DE FÉ





PADRE:  UMA PROFISSÃO DE FÉ

Homem abandona tudo para cuidar dos problemas dos outros.   Abandona família para viver com os irmãos que a vida lhe der. Deixa sua mãe saudosa  porque agora consolará outras mães pelos caminhos que trilhar. Despede-se dos irmãos de sangue, junta-se a outros irmãos na fé.
       
Não terá mais residência fixa. Onde for preciso, habitará por algum tempo, trabalhando para coordenar o serviço dos muitos irmãos de  fé que lhe confiarão. Por uns será perseguido, por outros protegido. Uns o acolherão, outros o rejeitarão. De  alguns receberá gratidão, de muitos, críticas.  Seguirá  sem   desanimo,  pois sua recompensa   será a vida eterna.
       
Dormirá pouco,   porque  a messe  que   escolheu é   muito    grande e é preciso ir em busca dos  trabalhadores. Estará em constante formação e jamais deixará de proclamar a Palavra Sagrada do Pai. Perdoará, em nome de Deus, muitos pecados e sofrerá com os descrentes. Acolherá, sem distinção, porque todos merecem uma nova oportunidade. Embora esteja sempre cercado de muita gente amiga, seu melhor bate-papo será quando se encontrar com Cristo em oração e então se poderá sentir a energia de sua alegria transparecer em sua fronte. Neste momento será feliz completamente, porque felicidade imensa ele sempre encontrará no serviço aos irmãos.

Este homem disponível para a propagação do Evangelho de Jesus entre os homens é o padre de nossa comunidade, de nossa paróquia. Tão perto de nós e tão desconhecido. Alguém já se interessou em saber como está o dia de seu pároco? Já parou para ouvir suas confissões e desabafos? Conhece seus gostos, seus desejos, compartilha de suas alegrias e tristezas, enfeita sua morada com flores e bibelôs, lhe presenteia com guloseimas, dá  ouvidos a seus conselhos, procura saber de suas necessidades, visita-o em sua doença?

Desde que Jesus confiou a São Pedro o cuidado e pastoreio do rebanho a Igreja sabe que a origem do ministério ordenado, também do padre, está no seguimento de Jesus e no seu chamado aos apóstolos, a quem confiou a missão de evangelizar. Ao padre - pai - compete ser sinal da unidade de todo o povo de Deus, contribuindo, pela caridade pastoral, para a edificação e o crescimento da comunidade, de forma que ela seja cada vez mais evangelizadora e missionária.

No dia do padre elevamos nossa ação de graças a Deus e expressar nos sacerdotes. Escolhidos  por Deus,   chamados por Jesus e enviados pelo Espírito Santo.

                                                                     Dom Anuar Battisti - Bispo Diocesano de Toledo      
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário