1º DOMNGO DO ADVENTO

Marcos 13,33 – 37

Ficai de sobreaviso, vigiai; porque não sabeis quando será o tempo. Será como um homem que, partindo de uma viagem, deixa a sua casa e delega sua autoridade aos seus servos, indicando o trabalho de cada um, e manda ao porteiro que vigie. Vigiai, pois, visto que não sabeis quando o senhor da casa voltará, se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, para que vindo de repente, não vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: vigiai!

Comentário

Já é hora de acordar! Eis o apelo de Jesus no Evangelho que inaugura este tempo do Advento. Uma nova aurora surge no horizonte da humanidade, trazendo a esperança de um novo tempo de um mundo renovado pela força do Evangelho. Neste tempo de graça, somos convocados a sair do torpor de uma prática religiosa inócua, a acordar do sono dos nossos projetos pessoais vazios e egoístas. Despertos e vigilantes, somos convidados a abraçar o projeto de Deus que vem ao nosso encontro, na espera fecunda do Tempo do Advento, temos a chance de reanimarmos em nós e os compromissos assumidos em favor da construção do Reino, reavivando as forças adormecidas, para a construção de uma humanidade nova, livre das trevas do sofrimento, da marginalização e da morte.

Frei Sandro Roberto da Costa, OFM - Petrópolis/RJ

2º DOMINGO DO ADVENTO

Marcos 1,1 – 8

Conforme está escrito no Profeta Isaias: Eis que envio meu anjo diante de ti: Ele preparará teu caminho. Uma voz clama no deserto: Traçai o caminho do Senhor, aplainai suas veredas (Mt 3,1); Is 40,3). João Batista apareceu no deserto e pregava um batismo de conversão para a remissão dos pecados. E saiam para ir ter com ele toda a Judéia, toda Jerusalém, confessando os seus pecados. João andava vestido de pelo de carneiro e trazia um cinto de couro em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel Sivestre. Ele pôs-se a proclamar: “depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-lhe a correia do calçado. Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo”.

Comentário

“Preparai o caminho do Senhor, aplainai as suas veredas”. Clamando pelo deserto, João Batista nos indica que procurar viver conforme a Boa-Nova que Jesus nos trouxe não se trata, simplesmente, de viver dentro de um sistema religioso com certas práticas que nos identificam com tais. Talvez ele queira nos indicar que a fé, antes de tudo é um percurso, uma caminhada, onde podemos encontrar momentos fáceis e difíceis, dúvidas e interrogações, avanços e retrocessos, entusiasmo e disposição, mas também cansaço e fadiga. No entanto, o mais importante é que nunca deixemos de caminhar, pois o caminho se faz caminhando. Boa caminhada de Advento e preparação!

Frei Diego Atalino de Melo

segunda-feira, 16 de março de 2020

8. CARTA A SEU IRMÃO CHARLES OZANAM DE 19/05/1841



A CHARLES OZANAM 

Ele pede desculpas por não lhe escrever com mais freqüência; está interessado na sua formlção acadêmica e em felicitá-lo ,aconselha-o a não fugir dos passeios amigáveis que lhes são propostos; diz-lhe como se comportar para sua estréia na Sociedade de São Vicente de Paulo;  expressa admiração por seu irmão mais velho Pe Ozanam; dá notícias de sua saúde e de sua obra      (Stanislas).




Paris, 19 de maio de 1841


Meu querido amigo. Dizem que você acusa o meu silêncio e que você não quer ver todas as páginas longas dirigidas a outro do que você .. É verdade que suas ocupações são muitas, estou sobrecarregado com o meu, e o tempo que eu levo em minhas noites, alterando a minha saúde é apenas o suficiente para as necessidades mais urgentes de meu dever. Sem essa razão, há muito tempo, que você teria recebido notícias diretamente de mim: até agora, vocêteve que tomar a sua parte daqueles que receberam a Academia ou o Chartreux.

De início meus cumprimentos para seus bons lugares,e mais para o trabalho que elas estão te resultando. Você vê que tuas apreensões extremas não percebem o ponto: era o efeito da humildade que caracteriza a você; a bondade do Sr. Demogeot completou para tornar fáceis esses últimos meses de retórica, de modo formidável visto de longe. Não é mais necessário para excitar o seu zelo: Eu acho que a inteligência e bom gosto também estão desenvolvendo; você está em um daqueles momentos em que a vida das faculdades estão a aumentar rapidamente: se sente amadurecer e crescer. Devemos agradecer a Deus com ternura que faz em nós este trabalho e lhe pedir a graça de usar santamente de seus benefícios.

Você tem que ser sensível a ânsia de tantas pessoas ao seu redor. Parece que você não pode bastar aos convites. Estes relatórios da sociedade não serão inútéis para você. Eles vão ajudar a formar tuas maneiras, roubar-te desta selvageria e robustez que muitas vezes são específicas para os jovens de sua idade. Mas, principalmente, você irá adquirir amizades fortes, cristãs e consoladoras. Você vai ver que o coração ganha a se expandir, como as antigas afeições se reaquecem em contato com o novo e que não devemos dizer, como você fez: Nós três, ainda três de nós, só nós três.

A Sociedade de São Vicente de Paulo te prepara sem dúvida para esses prazeres de fraternidade piedosa que eu encontrei em muitos e tão doce. Parece-me, eu não sei por que eu sou feliz eorgulhoso de ver você entrar.

Este é mais um elo entre nós que nos traz colocando o, por assim dizer ao meu alcance: é um ponto em que temos sempre a certeza de nos entender. No entanto a sua extrema juventude precisa de alguma cautela: Eu acho que, por exemplo, não enviar você só para visitar somente as famílias pobres. Não é necessário mais que Serviço Militar tome a sua lição de casa sobre o repouso que você necessita. Estas restrições não, você tem que usar uma dedicação alegre para obras sob o patrocínio de um bom santo que recebeu a providência de bênçãos tão incríveis. Aqui estão oito anos desde a primeira Conferência farmada em Paris: eram oito. Hoje nossas fileiras contam com mais de dois mil jovens. Nós invadimos todas as escolas, todas as classes da sociedade, todas as cidades de alguma importância. Três novas seções acabam de se formar em Besançon. Amiens e Douai: em breve não será mais possível pôr o pé em um ponto da França sem encontrar uma família hospitaleira. Tenha a bondade de me recordar aqueles senhores, como você verá, especialmente Mathenon seu presidente digno.

Você não pode imaginar o quanto eu queria estar um pouco no seu ugar nestes últimos dias, e ter a companhia algumas horas horas com o pobre.

Alphonse que vejo imóvel e capturado com esta teimosa dor no joelho. Este excelente irmão passou por dolorosas provas. Mas, em troca, o Céu deu-lhe uma serenidade da alma para que todos esses aborrecimentos externos fossem apenas nuvens. Apaixonar-se por servir a Deus, ele levou a melhorparte. Além disso, apesar de seus problemas, ainda é o guia e consolador dos outros. É especialmente a mina nestes momentos que não são sem problemas e sem tristeza para mim.

Minha dor de garganta diminuiu rapidamente na semana passada, levou de 3 a 4 dias, um aumento relativamente forte. Meus afazeres de qualquer natureza estão sofrendo muito, e estou longe de ter a paciência para suportar as adversidades. No entanto, eu tive que começar o meu serviço de Stanislas e eu sinto que a retórica não é uma tarefa fácil: entre professor e alunos, o mais envergonhado nem sempre é o que nós pensamos.

Adeus meu querido irmão; uma vez que você vai a  á casa de minha tia, leve-a os meus respeitos e orem pelo tio se não tiverem feito, gentilmente resposta o mais rápido possível para a carta que escrevi para ele ontem .. Mil coisas a Maria. Nós vamos nos encontrar de novo por mais um mês.

Nesse meio tempo, rogai por seu irmão,


A. -F. Ozanam.