1º DOMNGO DO ADVENTO

Marcos 13,33 – 37

Ficai de sobreaviso, vigiai; porque não sabeis quando será o tempo. Será como um homem que, partindo de uma viagem, deixa a sua casa e delega sua autoridade aos seus servos, indicando o trabalho de cada um, e manda ao porteiro que vigie. Vigiai, pois, visto que não sabeis quando o senhor da casa voltará, se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, para que vindo de repente, não vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: vigiai!

Comentário

Já é hora de acordar! Eis o apelo de Jesus no Evangelho que inaugura este tempo do Advento. Uma nova aurora surge no horizonte da humanidade, trazendo a esperança de um novo tempo de um mundo renovado pela força do Evangelho. Neste tempo de graça, somos convocados a sair do torpor de uma prática religiosa inócua, a acordar do sono dos nossos projetos pessoais vazios e egoístas. Despertos e vigilantes, somos convidados a abraçar o projeto de Deus que vem ao nosso encontro, na espera fecunda do Tempo do Advento, temos a chance de reanimarmos em nós e os compromissos assumidos em favor da construção do Reino, reavivando as forças adormecidas, para a construção de uma humanidade nova, livre das trevas do sofrimento, da marginalização e da morte.

Frei Sandro Roberto da Costa, OFM - Petrópolis/RJ

2º DOMINGO DO ADVENTO

Marcos 1,1 – 8

Conforme está escrito no Profeta Isaias: Eis que envio meu anjo diante de ti: Ele preparará teu caminho. Uma voz clama no deserto: Traçai o caminho do Senhor, aplainai suas veredas (Mt 3,1); Is 40,3). João Batista apareceu no deserto e pregava um batismo de conversão para a remissão dos pecados. E saiam para ir ter com ele toda a Judéia, toda Jerusalém, confessando os seus pecados. João andava vestido de pelo de carneiro e trazia um cinto de couro em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel Sivestre. Ele pôs-se a proclamar: “depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-lhe a correia do calçado. Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo”.

Comentário

“Preparai o caminho do Senhor, aplainai as suas veredas”. Clamando pelo deserto, João Batista nos indica que procurar viver conforme a Boa-Nova que Jesus nos trouxe não se trata, simplesmente, de viver dentro de um sistema religioso com certas práticas que nos identificam com tais. Talvez ele queira nos indicar que a fé, antes de tudo é um percurso, uma caminhada, onde podemos encontrar momentos fáceis e difíceis, dúvidas e interrogações, avanços e retrocessos, entusiasmo e disposição, mas também cansaço e fadiga. No entanto, o mais importante é que nunca deixemos de caminhar, pois o caminho se faz caminhando. Boa caminhada de Advento e preparação!

Frei Diego Atalino de Melo

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

6. O OLHAR

O OLHAR

O olhar  do homem é possante pois leva consigo a alma. Quando esta é habitada por Deus, o olhar do homem é capaz de dar Deus aos homens.




 
Quando Jesus saiu de novo a caminhar, um homem foi correndo, ajoelhou-se diante dele e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?” Jesus respondeu: “Por que você me chama de bom? Só Deus é bom, e ninguém mais. Você conhece os mandamentos: não mate; não cometa adultério; não roube; não levante falso testemunho; não engane; honre seu pai e sua mãe”. O homem afirmou: “Mestre, desde jovem tenho observado todas essas coisas”. Jesus olhou para ele com amor, e disse: “Falta só uma coisa para você fazer: vá, venda tudo, dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois venha e siga-me”. (Marcos, 10, 17-21).

Ora, uma criada viu Pedro sentado perto do fogo. Encaro-o bem, e disse: “Este aqui também estava com Jesus”. Mas Pedro negou: “Mulher, eu nem o conheço”. Pouco depois, outro viu Pedro, e disse: “Você também é um deles”. Mas Pedro respondeu: “Homem, não sou, não. Passou mais ou menos uma hora, e outro insistia: “De fato este aqui também estava com Jesus, porque é galileu”. Mas Pedro respondeu: “Homem, não sei do que você está falando!” Nesse momento, enquanto Pedro ainda falava, um galo cantou. Então o Senhor se voltou, e olhou para Padro. E Pedro se lembrou de que o Senhor lhe havia dito: “Hoje, antes que o galo cante, você me negará três vezes”.  Então Pedro saiu para fora, e chorou amargamente. (Lucas 22, 56-62).

Então André apresentou Simão a Jesus. Jesus olhou bem para Simão e disse: “Você é Simão, filho de João. Você vai se chamar Cefas (que quer dizer Pedra).” (João, 1, 42).

A Lâmpada do corpo é o olho.  Se o olho é sadio, o corpo inteiro fica iluminado. Se o olho está doente, o corpo inteiro fica na escuridão. Assim, se a luz que existe em você é escuridão, como será grande a escuridão! (Mateus, 6, 22).






Agora vou cerrar as pálpebras, Senhor,
Pois meus olhos terminaram, esta noite, seu trabalho.
Meu olhar outra vez em minha alma vai entrar,
Após ter passado o dia todo pelo jardim dos homens.

Obrigado, Senhor, por meus olhos, janelas abertas 
   para o alto mar.
Obrigado pelo olhar que transporta minha alma como o 
   raio generoso conduz a luz e o calor de Teu sol.
Dentro da noite rezo a Ti para que amanhã quando eu abrir 
   os olhos à luz da manhã clara,
Estejam prontos para servir à minha alma e ao seu Deus.

Faze que sejam claros meus olhos, Senhor,
E que meu olhar, bem reto, desperte uma fome de pureza.
Faze que não seja nunca um olhar desiludido, desabusado, 
   desesperado.
Mas saiba admirar, extasiar-se, contemplar.
Dá-me aos olhos a graça de saberem fechar-se para 
   melhor Te encontrar
Mas que nunca se afastem do mundo por medo.
Dá-me ao olhar a graça de ser bastante profundo para 
   reconhecer Tua presença no mundo.
E faze que jamais meus olhos se fechem à miséria dos homens.
Que meu olhar, Senhor, seja limpo e firme, mas saiba 
   enternecer-se,
E que meus olhos sejam capazes de chorar.

Faze que meu olhar não suje o que tocar,
Não perturbe, mas serene, não entristeça, mas semeie a alegria,
Não seduza para guardar cativo, mas convide e arraste à 
   superação de si mesmo.
Faze-o desconcertar o pecador, que reconheça através 
   dele a Tua Luz,
Seja porém censura, só para encorajar.
Faze que meu olhar transtorne, por ser um encontro, 
   o encontro de Deus
Que seja o apelo, o toque de clarim que mobilize toda a gente,
Cada qual à soleira da porta, não por causa de mim, Senhor,

Mas porque vais passar, para que meu olhar seja 
   tudo isto, Senhor,
Uma vez mais, esta noite, eu Te dou a minha alma,
Eu Te dou o meu corpo, eu Te dou os meus olhos,
Para que ao olhar os homens, meu irmãos,
Sejas Tu quem os olho, e dentro de mim lhes acene.

                                                       Michel Quoist


Nenhum comentário:

Postar um comentário