1º DOMNGO DO ADVENTO

Marcos 13,33 – 37

Ficai de sobreaviso, vigiai; porque não sabeis quando será o tempo. Será como um homem que, partindo de uma viagem, deixa a sua casa e delega sua autoridade aos seus servos, indicando o trabalho de cada um, e manda ao porteiro que vigie. Vigiai, pois, visto que não sabeis quando o senhor da casa voltará, se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, para que vindo de repente, não vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: vigiai!

Comentário

Já é hora de acordar! Eis o apelo de Jesus no Evangelho que inaugura este tempo do Advento. Uma nova aurora surge no horizonte da humanidade, trazendo a esperança de um novo tempo de um mundo renovado pela força do Evangelho. Neste tempo de graça, somos convocados a sair do torpor de uma prática religiosa inócua, a acordar do sono dos nossos projetos pessoais vazios e egoístas. Despertos e vigilantes, somos convidados a abraçar o projeto de Deus que vem ao nosso encontro, na espera fecunda do Tempo do Advento, temos a chance de reanimarmos em nós e os compromissos assumidos em favor da construção do Reino, reavivando as forças adormecidas, para a construção de uma humanidade nova, livre das trevas do sofrimento, da marginalização e da morte.

Frei Sandro Roberto da Costa, OFM - Petrópolis/RJ

2º DOMINGO DO ADVENTO

Marcos 1,1 – 8

Conforme está escrito no Profeta Isaias: Eis que envio meu anjo diante de ti: Ele preparará teu caminho. Uma voz clama no deserto: Traçai o caminho do Senhor, aplainai suas veredas (Mt 3,1); Is 40,3). João Batista apareceu no deserto e pregava um batismo de conversão para a remissão dos pecados. E saiam para ir ter com ele toda a Judéia, toda Jerusalém, confessando os seus pecados. João andava vestido de pelo de carneiro e trazia um cinto de couro em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel Sivestre. Ele pôs-se a proclamar: “depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-lhe a correia do calçado. Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo”.

Comentário

“Preparai o caminho do Senhor, aplainai as suas veredas”. Clamando pelo deserto, João Batista nos indica que procurar viver conforme a Boa-Nova que Jesus nos trouxe não se trata, simplesmente, de viver dentro de um sistema religioso com certas práticas que nos identificam com tais. Talvez ele queira nos indicar que a fé, antes de tudo é um percurso, uma caminhada, onde podemos encontrar momentos fáceis e difíceis, dúvidas e interrogações, avanços e retrocessos, entusiasmo e disposição, mas também cansaço e fadiga. No entanto, o mais importante é que nunca deixemos de caminhar, pois o caminho se faz caminhando. Boa caminhada de Advento e preparação!

Frei Diego Atalino de Melo

domingo, 19 de janeiro de 2014

5. NA PRESENÇA DE CRISTO




FINALIDADE DA VIDA


NA PRESENÇA DE CRISTO


"Ó Senhor, ó Senhor, quão maravilhoso é o teu nome sobre a terra".
            (Salmo 8,2).



Meu caro  amigo, alegro-me profundamente em ver-te. Estou contigo, quero falar-te e ouvir-te. Fica certo de que estou realmente presente. Estou em tua alma. Fecha teus olhos e teus ouvidos a todas as distrações. Retira-te para dentro de tua alma, pensa os meus pensamentos, fica a sós comigo.

o tenhas receio. Eu sou o teDeusteurei, de infinita majestadede poder infinito. Mas, sou também humano como tu.

Soo teu Salvador. Estás notando comme dirijo a tiChamo-te de meu amigo. Quando falo contigo, não te doo nome de "criatura"de "servo", made "amigo"Sim, e até maique isso, tu és meu irominha irminhmãeTodo aquele que faz a vontade de meu Pai que está no céu, é meu irmãominha irmãminha mãe.

Alegro-me que desejes vigiaum pouco comigo, confiar em mim e permitir-me confiar em ti.

Já pensaste noque eu tteria dito, se -tivesses estado a meu ladcomo Pedro, como João, como Maria, como Marta e como todos aqueles com os quais estive em contato durante a minha vida terrestre?

Pensas que eles foram especialmente favorecidos porque viveram naquele tempo, porque me viram, porque me ouviram, porque me tocaram?

Sim, eles foram favorecidos. Mas tu também o és. É melhor para ti viver agora do que em qualquer outro tempo da história. Não achas que esta é a minha hora do mesmo modo que há vinte séculos o foi? Vejo-te com a mesma clareza com que os via. Amo-te como os amei. Falo contigo como falava com eles. O que são os teus bons impulsos, senão a minha graça e as instâncias do Espírito Santo?

Mas, talvez, estarás dizendo contigo: eles vos viram face a face! O que foi que meus discípulos viram? Viram um homem. Um homem que operava milagres, mas apenas um homem. Alguns meses depois eles me conheceram "como aquele que há de vir" - o messias, e como "aquele que é" - Deus. E quando eles chegaram finalmente a me conhecer, não o foi por seus olhos corporais, mas pela fé. E não o poderia ter sido de outro modo. Nenhum mortal pode ver a Deus face a face e continuar vivendo neste mundo.

É exatamente como tu me conheces hoje: pela fé. És, portanto, feliz e três vezes feliz. Feliz porque me vês com os olhos mais seguros do que os olhos de tua natureza humana: com os olhos da fé.

Feliz, porque falas comigo com palavras que são mais fáceis de ser entendidas do que as palavras de tua boca: a prece de teu coração.

Sim, és feliz, meu amigo, porque podes associar-te mais intimamente comigo do que meus seguidores mais íntimo, antes da última ceia.

Pedro e André, Tiago e João, e até minha própria mãe, durante muitos anos de suas vidas, não gozaram do maravilhoso privilégio que te espera todos os dias. Nunca, durante aqueles muitos meses antes da última ceia, eu me uni com eles tão intimamente como eu me uno contigo na santa comunhão. Tu já tiveste mais momentos de união íntima comigo em meu sacramento, do que alguns de meus discípulos mais caros em toda a sua vida.

Se me deixares, virei a ti diariamente, no sacramento do amor. Virei como um homem. E virei como Deus, trazendo a Trindade para a tua alma. Não estou longe de ti. Tu é que estás longe de mim.

Adão e Eva quiseram ser como Deus, e não o puderam. Mas tu, apesar de toda a tua indignidade, podes ficar "como Deus", diariamente, na santa comunhão. Eu entro em ti, vivo em ti, transformo-te. E quando meu Pai olha para ti, Ele já não vê a ti, mas vê a mim, seu Filho unigênito.

Realmente és favorecido de modo especial, muito mais do que podes pensar.  Pensa quantos há no mundo que  nem sequer  conhecem  o  meu nome! 

Por que és tão abençoado e eles não? Por que é que quero que sejas íntimo de mim? Por que te destinei desde toda a eternidade, para esta hora feliz comigo?

Por que te procurei, te chamei, te ajudei todos os dias de tua vida para te aproximar de mim?

É porque meu amor por ti ultrapassa o entendimento humano. Queres saber como agradecer a teu Deus? Agradece-me, fazendo de tua alma uma verdadeira morada para mim, e desta morada oferece a mim e a ti um agradecimento e ação de graças à Santíssima e Indivisa Trindade.

Pensa nisto agora. Pensa nisto frequentemente. Pensa nisto calmamente, tranquilamente, e dá-me o teu coração, tua mente, tua vontade.

Dize a meu Pai: "Agradeço-vos, Senhor, com tudo o que eu sou. Contemplarei todos os vossos maravilhosos atos. Alegrar-me-ei, rejubilarei e cantarei louvores ao vosso santo nome".


                                       (Do livro "Cristo Minha Vida" de Clarence J. Enzler).







Nenhum comentário:

Postar um comentário